Comissão de Ética no Uso de Animais

Esta Comissão iniciou suas atividades em 2010, e constitui-se de 11 membros representantes dos Centros de Ensino e Pesquisa da UNICENTRO que utilizam animais, de um médico veterinário e do diretor do Biotério Central, além de representantes da Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava e representante discente.

A CEUA tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito da UNICENTRO e nos limites de suas atribuições, o disposto na legislação aplicável à criação e/ou utilização de animais para o ensino e a pesquisa, caracterizando-se a sua atuação como educativa, consultiva, de assessoria e fiscalização nas questões relativas a esse tema.

A CEUA não tem por princípio a inibição do uso de animais, mas promover o uso racional deste recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, que permitam a redução no uso de animais. A finalidade desta conduta é promover a constante melhora na eficiência do uso de animais seja na pesquisa como no ensino.

Atenção: As reuniões do CEUA se realizarão mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês. O projeto recebido na secretaria até 15 dias antes da data da reunião será apreciado na subsequente.

AVISO AOS PESQUISADORES:

  • Todos os projetos submetidos a esta Comissão deverão ser protocolados com antecedência mínima de noventa (90) dias em relação ao período de início do período de execução. 
  • Somente serão distribuídos aos relatores e avaliados, os projetos que contenham os documentos obrigatórios, sendo eles: “FOLHA DE ROSTO PARA PROTOCOLO DE USO DE ANIMAIS”  na qual o PESQUISADOR RESPONSÁVEL será DOCENTE VINCULADO À UNICENTRO, o “FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS” (formulário unificado) e apenas UMA cópia física do projeto, entregues pessoalmente no CEUA no ato do protocolo.
  • Todos os projetos submetidos a partir de 03/05/2019, deverão ser enviados também via e-mail (ceua_unicentro@yahoo.com.br);