Iniciado em 2009, como uma modalidade de seleção alternativa ao concurso vestibular, para ingresso nos cursos superiores de graduação da UNICENTRO, o PAC incide sobre os conteúdos de cada uma das séries do Ensino Médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, mediante a aplicação de provas anuais, designadas, respectivamente, PAC I, PAC II e PAC III.

Para participar do programa, o candidato preenche, on-line, a inscrição pelo endereço eletrônico www.unicentro.br e, na sequência, imprime o requerimento de inscrição e o boleto bancário para pagamento do valor da inscrição.

Os alunos que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio, podem participar da primeira etapa, denominada PAC I.

Os alunos que participaram do PAC I e estão cursando a 2ª série do Ensino Médio, podem participar do PAC II.

Os alunos que já realizaram as provas da primeira e segunda etapas, participam do PAC III. Nessa etapa o candidato faz a opção pelo curso.

Ao fazer a inscrição no PAC I, o aluno opta pela Língua Estrangeira, inglesa ou espanhola, que deve ser mantida nas três etapas do PAC.

O número de vagas ofertadas pelo PAC será de vinte por cento do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela UNICENTRO.

As provas serão constituídas por uma Redação e cinquenta questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Fillosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, de acordo com os Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino Médio.

Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia serão avaliados somente no PAC III.

A pontuação final do candidato será a média obtida pela soma das notas de cada uma das três etapas. É excluído do processo classificatório o candidato que alcançar pontuação inferior a cinquenta por cento do total da pontuação máxima possível no somatório das três etapas de provas.

Os candidatos são classificados pela ordem decrescente, de conformidade com o somatório das provas do PAC I, PAC II e PAC III.

O aluno, mesmo participando do PAC, poderá se inscrever nos concursos vestibulares, pois os processos acontecem separadamente.