A Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade desenvolve-se desde de 2000 como Programa de Extensão na Unicentro – Campus Santa Cruz, com objetivo de contribuir para mudanças qualitativas no contexto sócio-econômico da Terceira Idade.
Constitui um espaço de interação das pessoas da Terceira Idade no âmbito universitário, congregando profissionais, professores, estudiosos e alunos de diversas áreas. Proporciona um espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o congraçamento entre os alunos da Unati, assim como sua inserção efetiva na comunidade universitária, bem como na comunidade em geral.
 
OBJETIVOS DA UNATI
Acesso à Universidade na perspectiva da educação continuada;
Propiciar aos docentes e acadêmicos da Unicentro o desenvolvimento de estudos e pesquisa voltados ao envelhecimento;
Melhoria na qualidade de vida;
Resgate da autoestima e da cidadania;
Engajamento social e interação inter-geracional;
Interação entre outros grupos de terceira idade.
 
INSCRIÇÕES
A condição para se inscrever na Unati é ter idade igual ou acima de 55 anos de idade. O unatiano pode frequentar quantas atividades desejar durante a semana, daquelas oferecidas em cada ano letivo.logo unati
 
CONTATO
Rua Pe. Salvatore Renna, 875 – Santa Cruz
Telefone: (42) 3621-1300
E-mail: unatiguarapuava@hotmail.com
Facebook: Unati Unicentro Guarapuava
Coordenação: Profª Maria Regina da Silva Vargas
E-mail: mariar@unicentro.br

 

Notícias

Não há notícias no momento



ATIVIDADES
As atividades desenvolvidas são de cunho acadêmico extensionista com reflexões sobre o envelhecimento nos aspectos biopsicológicos, psico-sociais, culturais, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos e econômicos.
Estão em constante reformulação, visando atender às expectativas e condições de cada ano letivo.

 

caminhadaCAMINHADA
A prática da caminhada na terceira idade possibilita muitos benefícios, como: melhora o sistema circulatório, queima de calorias, deixa o pulmão mais eficiente, fortalecimento muscular, combate a osteoporose. Além das melhoras físicas, também pode-se ressaltar que a caminhada retarda problemas relacionados ao cérebro: afasta a depressão, perda de memória e de atenção, proporcionando assim bem-estar e qualidade de vida.
coral_site

CANTO
A prática do canto na terceira idade é uma prazerosa ferramenta terapêutica e preventiva para melhorar a atitude corporal e estimular a atividade mental. Traz melhorias para a autoestima, a autoimagem e a segurança. Destaca-se o estímulo que o canto, enquanto linguagem musical, pode representar em relação às ações motoras, linguísticas e sensoriais.

downloadESPANHOL
Tendo em conta que o espanhol é a língua oficial em 21 países, para a terceira idade pode abrir um novo mundo de aventura. Estudos mostram que o processo de pensamento necessário para aprender novas línguas pode ajudar a prevenir o aparecimento de sintomas da doença de Alzheimer e demência. Além disso, o desenvolvimento de uma nova habilidade pode aumentar a sua confiança e sua capacidade de aprender. Isto, naturalmente, irá aumentar a sua confiança em outras áreas de sua vida. Mas talvez o maior benefício de aprender espanhol após os 50 anos é que ele pode tornar as viagens mais fáceis e agradáveis.
taichi_site

TAI-CHI
O tai-chi é uma modalidade de Ginástica Chinesa que, depois da musculação, é a de maior aderência entre os praticantes idosos e tem sido citado como capaz de incrementar nesta população ganhos de condicionamento físico, força e equilíbrio, ajudando também na prevenção de doenças. Essa atividade, que mistura meditação e alongamento, contribui para atenuar os efeitos psíquicos, físicos e emocionais do envelhecimento.

hidro

HIDROTERAPIA
Pessoas com idade mais avançada costumam, com o passar dos anos, ter uma perda da capacidade somatosensorial, uma diminuição de força e amplitude de movimentos, flexibilidades, problemas cardiovasculares e o aumento da pressão sanguínea. A Hidroterapia é uma forma de expandir a profundidade e abrangência das opções de tratamento por parte do fisioterapeuta e melhorar as perspectivas de recuperação para muitos indivíduos. Ela consiste no uso de água com fins terapêuticos.

ingles_siteHISTÓRIA
Nunca é tarde demais para aprender. As atividades de História, na terceira idade, oferecem ao aluno compreensões históricas e atuais sobre diversos temas. Aprender sobre a evolução do homem, a cultura de outros povos, um determinado periódo histórico, etc. é um jeito divertido de exercitar o cérebro e fortalecer nossa intelectualidade.
od_site

DANÇA
A dança é considerada uma atividade coadjuvante da terapêutica de várias doenças, além disso, também proporciona condicionamento físico, integração social e lazer a indivíduos idosos, com inúmeros benefícios psicológicos.

bandeira_dos_estados_unidosINGLÊS
A neurociência, hoje em dia, indica o estudo de uma língua para você criar sinapses para fortalecer o cérebro, e mais recomendada é uma língua estrangeira. Ter contato com a cultura de outro país, manter o cérebro em atividade e ainda aprender a falar outra língua torna as aulas de idiomas muito atrativas para os idosos.
hidro_site

ATIVIDADES AQUÁTICAS
Dentre as atividades aquáticas destacamos a hidroginástica, que propicia inúmeros benefícios à pessoa idosa, sendo as principais: melhorar a força e massa muscular, a flexibilidade, circulação, redução de peso, desintoxicação das vias respiratórias, aumento de agilidade, melhoria da autoestima, da socialização e integração, regulação do sono. O meio aquático diminui o impacto dos exercícios, e assim diminui também o risco de lesões nas articulações, reduz a frequência cardíaca e pressão arterial, além é claro de dar a sensação de relaxamento após a aula.

nutricao_site

NUTRIÇÃO
O idoso deve estar sempre atento ao seu hábito alimentar. Assim como medicamentos, suplementos e vitaminas à alimentação devem ter orientação de profissionais especializados. Conhecer os alimentos e saber preparar refeições saudáveis serão um grande aliado na prevenção de doenças e auxiliarão no tratamento de doenças já instaladas.

informatica

INFORMÁTICA
Vivemos hoje em uma era tecnológica sendo imprescindível o conhecimento sobre objetos tecnológicos. O computador, por exemplo, tornou-se uma das principais ferramentas de acesso à informação. A informática moderna não estabelece limite de idade e traz consigo benefícios de acessibilidade, estar sempre bem informado, exercitar a mente e a memória e aumentar sua auto-estima.

jogos

JOGOS DE QUADRA E DE TABULEIRO
Os jogos estão entre os recursos didáticos mais eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, exercitando o raciocínio e a coordenação. Eles ajudam a ter mais agilidade e contribuem para um bom convívio social.

 

ATIVIDADES EXTRAS

tortas

DELÍCIAS DE TORTAS
Comissão de unatianas que preparam deliciosas tortas ricamente decoradas que são comercializadas nos campi de Guarapuava e regularmente na Feira Agro-ecológica.

outono dourado

GRUPO DE DANÇAS OUTONO DOURADO
Outono Dourado apresenta-se como grupo de danças folclóricas e populares em eventos culturais e sociais, bem como em festivais de danças nacionais e internacionais, sempre obtendo excelentes classificações e trazendo para a Unicentro inúmeros troféus.

festaj_site

EVENTOS
São organizados eventos festivos e culturais e também palestras com profissionais especializados na temática do envelhecimento. Com objetivo de integrar a Unati com os demais grupos de terceira idade do município já foram realizados vários encontros oportunizando momentos de confraternização, diversão e conhecimento.

viagemtt_site

PASSEIOS E VIAGENS
São planejados passeios e viagens objetivando intercâmbio com outros grupos. Também são realizados passeios recreativos e culturais, com preparação prévia, onde professores apresentam em sala de aula o ambiente a ser visitado, visando obter o melhor proveito da excursão.