Buscando o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas, o governo federal e o estadual investem no financiamento de programas e projetos de extensão universitária. Atualmente as principais ações são:

Institucional
Piae

Programa Institucional de Atividades Extensionistas, Piae


Programa institucional voltado para o apoio no desenvolvimento de projetos/programas de extensão, propostos por servidores (docentes e agentes universitários) da UNICENTRO com a participação de acadêmicos, bolsistas e voluntários, dos Cursos de Graduação da Instituição. O programa concede bolsas a discentes diretamente envolvidos na equipe executora das atividades.



Estadual
UGF

Projetos Estratégicos UGF – Fundo Paraná


A Unidade Gestora de Fundo (UGF) é a unidade administrativa da SETI responsável pela gestão executiva dos recursos do Fundo Paraná. Para atender as encomendas de governo, a UGF trabalha com dois tipos de publicização: encomenda governamental propriamente dita ou chamada pública edital de fluxo contínuo que atende a demanda de Ciência e Tecnologia da sociedade paranaense. As propostas aprovadas recebem apoio e financiamento de bolsas e materiais/equipamentos. A aplicação dos recursos se dá nas áreas consideradas prioritárias pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia.


USF

Programa Universidade Sem Fronteiras, USF


Programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SETI/PR, e que em 2010 foi transformado em uma Política de Estado do Paraná. A partir de editais públicos, o critério de seleção dos projetos é o seu desenvolvimento nos municípios socialmente mais críticos, identificados a partir da mensuração do seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além da aquisição de materiais/equipamentos, também são financiadas bolsas a discentes, docentes (orientadores) e profissionais recém-formados.


Programa de Apoio à Inclusão Social

Programa de Apoio à Inclusão Social – Pesquisa e Extensão Universitária


Programa vinculado à Fundação Araucária, e que a partir da concessão de bolsas a estudantes oriundos de escolas públicas e/ou estudantes afrodescendentes que participam da execução de atividades extensionistas, busca articular a produção e a difusão do conhecimento com o acesso e a permanência destes estudantes no Ensino Superior.


Apoio à Organização de Eventos

Programa de Apoio à Organização de Eventos Técnico-Científicos


Programa da Fundação Araucária, que a partir de edital público financia eventos relacionados com ciência e tecnologia, nas diversas áreas do conhecimento, destinados ao intercâmbio de experiências entre pesquisadores e a divulgação dos resultados de seus trabalhos.



Federal
Proext

Programa de Extensão Universitária, Proext


Programa vinculado ao Ministério da Educação, MEC, e que tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Nesse sentido, a partir de editais públicos, os projetos e programas aprovados podem destinar recursos para a concessão de bolsas a discentes e para a aquisição de materiais/equipamentos.


Paep

Programa de Apoio a Eventos no País, Paep


Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Superior, CAPES, que financia eventos científicos, tecnológicos, culturais e da Educação Básica.


MCTI

Ações na área de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI


O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) articula, promove e fomenta ações que visam contribuir para o desenvolvimento social do país, por meio da produção, difusão, apropriação e a aplicação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação e da melhoria da educação científico-tecnológica e de inovação.