Lei Rouanet / Incentivo Fiscal
O Incentivo Fiscal (Renúncia Fiscal) é um dos mecanismos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Rouanet (Lei 8.313/1991). É uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto às pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) ou empresas tributadas com base no lucro real para a execução do projeto.Inscrições: As propostas culturais devem ser apresentadas entre 1º de fevereiro e 30 de novembro de cada ano.

Mais Informações: http://www.cultura.gov.br/projetos-incentivados

Editais do Ministério da Cultura - Minc
Conheça os editais do MINC para apoio a projetos específicos:

http://www.cultura.gov.br/editais

Conta Cultura - Governo do Paraná
Conta Cultura é uma ação do Governo do Estado do Paraná, administrada pela Secretaria de Estado da Cultura, que tem por objetivo facilitar a parceria entre empreendedores culturais e empresas interessadas em patrocinar projetos culturais aprovados no Art. 18 da Lei Federal nº. 8.313/91 – Lei Rouanet ou no Art. 1º – A da Lei Federal nº.8.685/93 – Lei do Audiovisual.
Uma comissão escolhida pela SEEC avalia os projetos e encaminha os aprovados para as empresas parceiras, que disponibilizam os valores para a produção das atividades culturais.Inscrições: A Secretaria de Estado da Cultura tem lançado anualmente editais para submissão de propostas. Para o edital de 2013, as inscrições estão abertas no período de 25 de fevereiro a 30 de abril.

Mais Informações: http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1018

ProExt
O Programa de Extensão Universitária – ProExt é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. Entre os projetos que podem concorrer aos editais do ProExt, estão os da linha temática “Cultura e Arte”. As propostas aprovadas contam com o apoio financeiro para pagamento de bolsas e despesas de custeio/capital.

Inscrições: No início de cada ano letivo após a publicação do edital pelo Ministério da Educação – MEC a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura através da Diretoria de Programas Interinstitucionais orienta os professores quanto aos procedimentos para participação do processo de avaliação interna e submissão das propostas.

Mais Informações: Dirprogi

Universidade Sem Fronteiras - USF - Diálogos Culturais
O Programa “Universidade Sem Fronteiras” – USF tem por objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de projetos que serão executados em áreas consideradas estratégicas, ou seja, aquelas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, bem como os bolsões de pobreza das periferias das cidades paranaenses. As propostas aprovadas contam com o apoio financeiro para pagamento de bolsas e despesas de custeio/capital. O apoio aos projetos culturais acontece por meio do Subprograma Diálogos Culturais.

Inscrições: A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.- SETI tem lançado anualmente editais para submissão das propostas. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura através da Diretoria de Programas Interinstitucionais orienta os professores quanto aos procedimentos para participação do processo de avaliação interna e submissão das propostas.

Mais Informações: Dirprogi