Laboratório de Pesquisas em Políticas e Fundamentos da Educação

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE ESTUDOS  EM COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – LECET.

Responsável(is) pelo laboratório:

Jamile Santinello

Descrição do Laboratório

O Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia (LECET), coordenado pela Profa Dra Jamile Santinello, visa disseminar informação e estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia e, vincula-se ao Grupo de Estudos Educação a Distância e Tecnologias Digitais (GEEaDTd/Cnpq), com estudos articulados nos aspectos da educação, tecnologia, inclusão, comunicação e direito.

Descrição das atividades desempenhadas

Realizam-se encontros mensais, de forma híbrida, sendo orientandos de IC, TCC, Mestrado e Doutorado, além de pessoas que aderem aos estudos propostos pelo grupo; pesquisas na área de graduação, na iniciação científica e, pós-graduação lato sensu e stricto sensu; com publicação em forma de artigos, livros e outros produtos impressos e digitais, bem como, cursos de formação docente inicial, continuada na perspectiva da extensão universitária, de forma híbrida e/ou especialmente online. Assim, dentre obras do LECET, destacam-se: a) Educação e Tecnologias: reflexões e contextualizações na sociedade do século XXI, CRV, 2019; b) Tecnologias digitais e o impacto socioeducacional: desafios, possibilidades e potencialidades, pela editora CRV, 2020. O laboratório em questão realiza bienalmente o evento “Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologia- SICET”, início em 2018, com palestras internacionais, nacionais, apresentações de trabalhos, workshops, e publicações de anais, bem como conta com participações internacionais desde: México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile. Destaca-se que este Laboratório não possui espaço físico constituído na instituição, no entanto, suas ações são efetivas e constituem-se aspectos relevantes para a discussão da tríade Comunicação- Educação- Tecnologia.

Público:

Discentes, docentes e comunidade em geral

Campi

Santa Cruz

Laboratório de Educação Infantil - Labrinquei

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- LABRINQUEI

Responsável(is) pelo laboratório:

Profª. Aliandra Cristina Mesomo Lira

Prof. Marcos Gehrke

Profª. Mariulce Leineker

Profª. Sabrina P. Sandini

Descrição do Laboratório

A Brinquedoteca caracteriza-se como um laboratório lúdico-pedagógico, para alunos e professores que integram o Curso de Pedagogia, atrelando os três eixos de atuação e formação da Universidade – ensino, pesquisa e extensão. Procura beneficiar a comunidade acadêmica e as instituições públicas de educação infantil do município de Guarapuava.

Descrição das atividades desempenhadas

 Brincadeiras livres e orientadas, sessões de contação de histórias, empréstimo de materiais, construção de brinquedos, jogos e recursos para contar histórias. Atividades vinculadas às disciplinas de Estágio e Prática de Ensino em Educação Infantil.

Público:

Filhos dos servidores da UNICENTRO, crianças cujas famílias são atendidas pelo NEDIJ, crianças da comunidade em geral frequentadoras das escolas do município. Alunos dos cursos de graduação da UNICENTRO, em especial do curso de Pedagogia.

Campi

Santa Cruz

Laboratório de Pesquisa em Diversidade e Política Linguística

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM DIVERSIDADE E POLÍTICA LINGUÍSTICA

Responsável(is) pelo laboratório:

Profª. Cibele Krause Lemke

Descrição do Laboratório

Laboratório de pesquisa

Descrição das atividades desempenhadas

PESQUISA NA ÁREA DO PROJETO: Política linguística no estado do Paraná: línguas de imigração e línguas de fronteira

Público

Professores e Alunos da Graduação em Letras e Professores e Alunos da Pós-Graduação em Educação

Campi

Irati

Laboratório de Estudos do Corpo e Humanidades

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO CORPO E HUMANIDADES

Responsável(is) pelo laboratório:
Prof. Emerson Luís Velozo,

Profª. Gláucia Andreza Kronbauer

Profª. Debora Gomes

Descrição do Laboratório
Espaço destinado à discussão de temas relativos ao corpo e à educação, a partir do olhar das ciências sociais e humanas.

Descrição das atividades desempenhadas

Reuniões do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade; orientações de Iniciação Científica, Iniciação à Extensão, Iniciação à Docência, Mestrado e Doutorado; realização de pesquisas e divulgação científica.

Campi

Irati

Laboratório da Educação do Campo - Laec

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO – LAEC

Responsável(is) pelo laboratório:

Prof. Marcos Gehrke

Profª. Marlene Lucia Siebert Sapelli

Descrição do Laboratório

Trata-se de uma sala com escrivaninhas de trabalho, com vários equipamentos de informática que atendem as necessidades do grupo vinculado à Educação do campo; no mesmo espaço há uma divisória na qual está organizada uma pequena biblioteca com materiais catalogados para empréstimo a pessoas da comunidade, docentes e discentes. Nesse espaço também são arquivados materiais da Licenciatura em Educação do Campo, da pós graduação em Educação do Campo, da Articulação Regional de Educação do Campo e dos projetos desenvolvidos pelo grupo.

Descrição das atividades desempenhadas

O objetivo do LAEC  é disponibilizar material de pesquisa para discentes e docentes que pesquisam questões referentes à Educação do Campo da Universidade ou da comunidade, especialmente aqueles vinculados ao Grupo de Pesquisa MovEcampo (Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo), cadastrado no CNPq e reconhecido pela instituição e da pós-graduação em Educação do Campo; ser espaço de discussão, planejamento e organização de materiais para implementação de projetos de extensão em escolas do campo; realização das reuniões da diretoria executiva da Articulação Regional de Educação do Campo e outras atividades necessárias para a implementação de ações diretamente ligadas à Educação do Campo.

Público

Docentes,  discentes e pessoas da comunidade vinculados às atividades e projetos da Educação do Campo.

Campi

Guarapuava

Laboratório de Psicologia Educacional - Lape

Nome do Laboratório:

LABORATORIO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL – LaPE

Responsável(is) pelo laboratório:

Profª. Carla Luciane Blum Vestena

Descrição do Laboratório

O LaPE constitui-se em infraestrutura de pesquisa, além de outras ações pedagógicas, em um ambiente de estudos científicos sobre o processo de aprendizagem integradora e inclusiva de crianças, adolescentes e adultos com altas habilidades e superdotação, interligando e relacionando saberes com a psicologia do desenvolvimento, – aspectos emocional, moral e social do âmbito não-cognitivo, as estratégias educacionais e os processos criativos. O laPE dedica-se aos estudos da Sala de Recursos Multifuncional para AH/SD (SRM-AH/SD), desenvolvimento dos talentos das crianças com altas habilidades, o Plano de Atendimento Educacional Suplementar (PAES), as Metodologias Transdisciplinares e Ecoformadoras (MTE), e as Práticas Educacionais Criativas e Ecossistêmicas (PECE).

Descrição das atividades desempenhadas

Produções científicas: apresentação de trabalhos em simpósios no Brasil e no exterior, publicações de resumos, capítulos de livros e livros voltados à área de atuação do grupo, e ações de popularização da ciência e da tecnologia, bem como a interação e a devolutiva para a comunidade e para os participantes das pesquisas. O Lape está integrado a redes de pesquisas nacionais e internacionais através dos convênios amplos de pesquisa com a Universidade Autonoma do Estado do México (UAEM) e o Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Portugal.

No LaPE estuda-se a aprendizagem integradora e inclusiva, o sujeito que aprende, aquilo que ele está apontando, como a escola em seu conteúdo sociocultural, dedica-se ao estudo dos processos cognitivos e não cognitivos (moral, social e afetivo) das pessoas com altas habilidades e superdotação. O espaço do LaPE é transdisciplinar, pois se constitui a partir de uma compreensão acerca da complexidade dos processos de aprendizagem e, dentro desta perspectiva, das suas especificidades dimensionais da ecoformação, heterofomação e autoformação.

Os pesquisadores da psicologia educacional desenvolvem e aplicam diversas teorias de ensino e aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios diversos: científicos, mas também éticos e filosóficos.

O Lape sedia, bienalmente, o Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação e a Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. Ambos os eventos científicos são de relevância frente a discussão da temática das AH/SD na área da educação especial e inclusão educacional. A primeira edição dos eventos ocorreu em 2017.

O LAPE também atende a demandas dos projetos de extensão universitária, prestando serviços de assessoramento a profissionais da educação especial de municípios, aos pais e professores de crianças, jovens e adultos com altas habilidades e superdotação, ou em processo de identificação e avaliação psicoeducacional. Também atuamos na frente de inclusão educacional das pessoas com AH/SD e acompanhamento pedagógico e psicológico.

A participação em associações de pesquisa é uma prioridade do LAPE. Por isso, possuímos integrantes membros das seguintes associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), GT de Psicologia da Educação; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), GT de Psicologia e Moralidade; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), e Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBrasSD). Quanto a participação em Núcleos de pesquisas possuímos integrantes do Núcleo de Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC) e da Asociación de Escuelas Creativas (ADEC) de iniciativa da Universidade de Barcelona, Barcelona-Espanha. O LAPe também sedia a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC-Paraná) instaurada em 2019, cuja coordenação está sob os cuidados da Prof. Dra. Carla Luciane Blum Vestena, e a vice coordenação a cargo da prof. Dra. Adriana Massae Kataoka. Mais informações podem ser obtidas no site: https://riecunicentro.wixsite.com/website

Público

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros, Professores, alunos de pós-graduação e graduação, bem como, estudantes de ensino médio e professores em estágio pós-doutoral. Atualmente, atende às demandas de uma equipe multidisciplinar vinculada ao grupo de pesquisas e estudos GIEDH – Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação, composta de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação, ensino médio e técnicos.

Campi

Santa Cruz

Laboratório de Práticas Corporais (LAPRAC)

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CORPORAIS (LAPRAC)

Responsável(is) pelo laboratório:

Prof. Emerson Luís Velozo,

Profª. Gláucia Andreza Kronbauer

Prof. Paulo Roberto Machinski

Descrição do Laboratório

Espaço destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem as experiências com as práticas corporais, objetos de estudo e intervenção da Educação Física. O LAPRAC possui estrutura, equipamentos e materiais para o trabalho com jogos e brincadeiras, ginásticas, lutas, danças e esportes.

Descrição das atividades desempenhadas

Atividades de Ensino nas disciplinas curriculares do curso de Educação Física; Projetos de Extensão que atendem a comunidade de Irati e região, com foco em oficinas de práticas corporais para crianças e atividades de formação docente, em que podemos citar o Circo em Contextos e o projeto Artes do Corpo e Educação (USF/SETI/PR); sistematização de conhecimentos a partir das experiências de ensino e extensão.

Campus

Irati

Laboratório de Estado, Políticas e Gestão da Educação

Nome do Laboratório:

LABORATÓTIO DE ESTADO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO 

Responsável(is) pelo laboratório:

Profª. Michelle Fernandes Lima 

Profª. Marisa Schneckenberg

Descrição do Laboratório

Produção de estudos e pesquisas sobre as transformações sociais, econômicas e políticas e seus reflexos no campo educacional, bem como, o perfil e papel do Estado frente as políticas educacionais. As seguintes temáticas serão contemplados nas pesquisas do grupo:

  • formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais (educação básica e superior);
  • políticas para o ensino superior
  • política de formação de professores e a qualidade da educação básica;
  • política educacional em Gramsci;
  • gestão de sistemas de ensino e instituições educativas;
  • democracia, participação e papel dos diretores nas instituições educativas;
  • processo de privatização da educação. 

Descrição das atividades desempenhadas

Atividades de estudos e pesquisas nas temáticas ligadas às políticas educacionais; ênfase no estudo e publicação referente aos aspectos teóricos e metodológicos a partir das contribuições de Bourdieu e Gramsci; pesquisas coletivas com as outras universidades; participação em eventos com palestras e mini cursos; atividades de formação junto aos professores da educação básica via cursos e eventos de extensão; articulação com a ANPAE na realização de eventos e atividades.

Público

Estudantes da graduação e do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE; professores da educação básica; professores de outras IES 

Campi

IRATI – Site do grupo: https://www3.unicentro.br/gepoge/

Laboratório de Educação Especial - LEA

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – LEA

Responsável(is) pelo laboratório:

Profª. Ana Aparecida Machado de Oliveira Barby

Profª. Carla Luciane Blum Vestena

Descrição do Laboratório

O LEA constitui-se em infraestrutura de pesquisa, além de outras ações pedagógicas, acerca da temática dos alunos portadores de necessidades especiais. Atualmente, atende às demandas de uma equipe multidisciplinar vinculada ao grupo de pesquisas e estudos Giedh, composta de pesquisadores, estudantes.

Descrição das atividades desempenhadas

Desenvolve pesquisa, extensão e atividades pedagógicas de apoio a crianças inclusas em escolas comum de ensino fundamental da rede pública do município de Guarapuava, Paraná.

Público

Atualmente, atende às demandas de uma equipe multidisciplinar vinculada ao grupo de pesquisas e estudos GIEDH, composta de pesquisadores, estudantes e técnicos.

Campi

Guarapuava