ANA PAULA DASSIE LEITE
Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Especialização em Voz pelo CFFa, Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Foi bolsista do Centro de Estudos da Voz 2007/2008. É professora Adjunto D do Departamento de Fonoaudiologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO – Irati-PR. Atualmente é diretora do Setor de Ciências da Saúde do campus de Irati da UNICENTRO. Tem experiência na área de Voz Clínica, Voz Profissional e Fononcologia, atuando principalmente com os temas: avaliação e reabilitação da voz, disfonias comportamentais e orgânicas, voz do professor e vozes artísticas.

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Voz e comunicação humana no contexto do desenvolvimento comunitário; Voz: promoção de saúde, prevenção de doenças e reabilitação das disfonias; Atenção à saúde vocal do(a) professor(a); Relação entre a Covid-19 e os distúrbios vocais.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Dose de uso de voz e sua associação com ruído ambiental e dados perceptivo-auditivos e acústicos em professores universitários (Edital Universal CNPq 2018)

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • GEVOZ – Atenção à saúde vocal: investigações em voz clínica, profissional e fononcologia

CARLOS ALBERTO MARÇAL GONZAGA
Bacharel em Administração (Faculdade Católica de Administração e Economia, 1986). Mestre em Ciência Política (Universidade Federal de Minas Gerais, 1994). Doutor em Engenharia Florestal (Universidade Federal do Paraná, 2006). Pós-Doutorado no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais  da Universidade Nova de Lisboa (2020). Professor Associado da UNICENTRO, Departamento de Administração e PPGDC. Foi Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Coordenou, regionalmente, o Programa Bom Negócio Paraná (de educação em empreendedorismo). Tem experiência em gestão de recursos humanos, gestão ambiental e desenvolvimento regional. Atua com os temas: políticas públicas, planejamento. governamental, commons, desenvolvimento territorial e empreendedorismo social.

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Políticas públicas ambientais; Ação coletiva e movimentos sociais; “Commons” e comunidades tradicionais; Direito à cidade e desenvolvimento territorial; Integração latino-americana.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Desenvolvimento Comunitário e Integração Sociocultural na América Latina

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Desenvolvimento Comunitário e Sustentabilidade – UNICENTRO

CLAUDIO SHIGUEKI SUZUKI
Graduado Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), com mestrado (2005) e doutorado (2010) em Ciências pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Desde 1999 atua como Professor Adjunto na UNICENTRO na Licenciatura em Educação Física e participa como pesquisador do Núcleo de Epidemiologia NEPI-EERP-USP, na linha de Pesquisa ‘Processo Saúde-Doença e Epidemiologia’, sob a orientação da Profa Dra Suzana Alves de Moraes. Líder do Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde/UNICENTRO. Docente efetivo do PPGDC. Coordena o Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Desenvolve estudos  nos temas: epidemiologia da atividade física, saúde do idoso, qualidade de vida, práticas corporais de aventura, esportes radicais, turismo de aventura e biomecânica.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Saúde. Turismo de aventura. Qualidade de vida.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Práticas Corporais, Turismo em Áreas Naturais e Preservação do Meio Ambiente: Uma Visão Interdisciplinar

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Desenvolvimento Comunitário e Sustentabilidade

CRISTIANA MAGNI
Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do PPPGDC-UNICENTRO. Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2007). Especialização em Gestão da Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Na Pós Graduação, atuação no âmbito interdisciplinar, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao estudo das vulnerabilidades nos diferentes ciclos da vida humana. Na graduação, atuação na área de reabilitação auditiva com ênfase no processo de seleção e adaptação de dispositivos de amplificação sonora e na área de triagem auditiva neonatal.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Estudo das vulnerabilidades nos diferentes ciclos de vida. Estudo das vulnerabilidades em comunidades. Estudo das vulnerabilidades dos processos de adoecer e morrer. Estudo das vulnerabilidades na formulação das políticas públicas e nas práticas profissionais. Estudo das vulnerabilidades nas representações sociais dos indivíduos.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Vulnerabilidade nos Processos de Vida e Morte

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Desenvolvimento Comunitário e Sustentabilidade

CRISTINA IDE FUJINAGA
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), aprimoramento profissional em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (2000), especialização em Motricidade Oral Facial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2003), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2002) , doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2005) e Pós-doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2010). Atualmente é Professora Associada C do Departamento de Fonoaudiologia da UNICENTRO e docente permanente do PPGDC. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Interdisciplinaridade, atuando principalmente com os temas fonoaudiologia, aleitamento materno, neonatologia, infância, saúde coletiva e interdisciplinaridade. Mãe de Alice e Isabela, quem amamentou prolongadamente e viveu na prática tudo o que estuda e pesquisa.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Saúde materno infantil em sua dimensão ampla, considerando-a como um híbrido natureza-cultura-comunidade.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • “Meu pequeno prematuro?: tecnologia de cuidado ao bebê prematuro e suas famílias

Vinculada ao:

  • Laboratório de Infância, Família e Comunidade

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Infância, Família e Comunidade

DAIANA NOVELLO
Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (1999), Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2002), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (2004), Especialização em Ciências Sensoriais e Estudos com Consumidores pela About Solution (2020), Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2005) e Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2011). É docente do Curso de Nutrição da UNICENTRO desde 2000, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (2013) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (2019) da UNICENTRO. Atualmente, é Professora Associada (A) da UNICENTRO. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública, atuando principalmente com os seguintes temas: nutrição, análise sensorial de alimentos, alimentos funcionais, redução de sódio, reaproveitamento de alimentos, consumo alimentar, estudo das populações e questões interdisciplinares relacionadas à saúde.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Nutrição e saúde coletiva. Alimentação, nutrição e desenvolvimento comunitário. Tecnologia de alimentos e estudos interdisciplinares para a saúde.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Pesquisa alimentar e nutricional: uma proposta interdisciplinar para a prevenção da obesidade infantil

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Nutrição e Saúde Pública

DAVID LIVINGSTONE ALVES FIGUEIREDO

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1996), fez Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências Médicas pela FMRP-USP. Professor Adjunto, nível D, atualmente exercendo a Chefia do Departamento de Medicina da UNICENTRO e Coordenador do Programa de Residência Médica. Orientador no PPGDC e no PPG em Ciências Farmacêuticas na mesma universidade. Presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC). Coordenador da Rede de Estudos Genômicos do Paraná, no âmbito do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Genômica (NAPI Genômica). Participa como pesquisador do Grupo Avançado de Pesquisas em Câncer de Cabeça e Pescoço (Projeto GENOPROT-CNPq) envolvendo o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HCFMRP-USP e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Terapia Celular (INCTC) e desenvolve estudos na área de marcadores moleculares no carcinoma de cabeça e pescoço. Cirurgião de Cabeça e Pescoço e tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia da tireoide, câncer de cabeça e pescoço, laringe, traumatologia crânio-maxilo-facial.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Câncer. Saúde pública.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Determinação de um modelo de Assistência e diagnóstico da Deficiência Intelectual Idiopática em Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

Vinculada ao:

  • IPEC Guarapuava

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Pesquisa em Oncologia Básica e Clínica

EMERSON CARRARO

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo. É professor Associado do curso de Farmácia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR) e orientador nos programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (associação ampla UNICENTRO/UEPG), o qual já foi vice-coordenador e membro do colegiado, e Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, também como membro do colegiado. Atualmente, é o Chefe do Departamento de Farmácia e participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Comitê da Residência Multiprofissional (COREMU). Na Unicentro, já atuou como Diretor de Pós-Graduação institucional, Diretor da Farmácia Escola, chefe do Laboratório Escola, membro do Conselho Universitário (COU), Comitê institucional de Iniciação Científica (CAIC) e Comitê do Programa Institucional de Ações Internacionais. Atua também avaliador de projetos junto a diversos órgão de fomento à pesquisa, como Ministério da Saúde, Fundação Araucária, FAPESC, FAPERGS e FEPPS-RS. Possui convênios com diversos pesquisadores de outras instituições, como UNIFESP, USP, UFSM, UEM e UEPG. Tem experiência também como editor de revistas científicas, coordenação de projetos de pesquisa individuais e institucionais. Sua área de atuação concentra-se em doenças infecciosas, com o estudo de fisiopatogenia das doenças virais, desenvolvimento de novos testes diagnósticos em imunologia, microbiologia e biologia molecular, e estudo de atividade antimicrobiana.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Determinantes sociais de saúde e da epidemiologia de doenças na comunidade.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Investigação de fatores genéticos relacionados à obesidade como fatores de risco para complicação em pacientes com Covid-19

Vinculada ao:

  • IPEC

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Determinantes sociais de saúde e da epidemiologia de doenças na comunidade

EMERSON LUIS VELOZO

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, com período como bolsista na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Departamento de Antropologia. Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Pedagogia da Educação Física / Esportes pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professor Associado da UNICENTRO, atuando no curso de Graduação em Educação Física, no PPGDC e no PPG em Educação. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2011-2013. Foi Vice-Coordenador do PPGE/UNICENTRO entre 2013 e 2015. Foi Chefe do Departamento de Educação Física (DEDUF/I) da UNICENTRO, Campus Irati (2019-2020). Atualmente é Vice-chefe do DEDUF/I/UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nas dimensões sócio-antropológicas e epistemológicas da Educação Física e das práticas corporais.

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Estudos sobre corpo, cultura e desenvolvimento comunitário..

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Corpo, Cultura e Sociedade

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Educação, Cultura e Corporeidade

ERIVELTON FONTANA DE LAAT

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999) doutorado e mestrado em Engenharia de Produção ênfase Ergonomia pela UNIMEP e UFRGS. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati. Tem experiência na área de ergonomia E ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. É professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Saúde do trabalhador; Ergonomia e Qualidade de vida no trabalho.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Trabalho, Sociedade e Interdisciplinaridade

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Atividade Física e Saúde

GUSTAVO ZAMBENEDETTI

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) / Campus Irati-PR. Mestre e Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Concluiu a Residência Integrada em Saúde, Ênfase em Dermatologia Sanitária em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – ESP/RS. Tem experiência na área de Psicologia Social/Institucional e Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental; saúde coletiva; reforma psiquiátrica; redes de atenção em saúde; processos de estigmatização e HIV-AIDS, estratégias de descentralização da atenção em HIV-Aids.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Atenção integral em saúde, especialmente nos temas: saúde mental, HIV-Aids e Covid-19.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Efeitos Psicossociais da Pandemia de Covid-19 em Municípios no Interior do Sul do Brasil

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Processos Institucionais, Saúde e Subjetividade

JO KLANOVICZ

Tem graduação e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007), com estágios de pós-doutorado no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-UDESC, 2008) e no Friedrich-Meinecke-Institut, da Freie Universität, Berlim. É pesquisador CNPq-Pq2 na área de História Ambiental e docente associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) do Paraná. Atua no Programa de Pós-Graduação em História, da UDESC e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário, da UNICENTRO. Desde 2020, coordena o GT História Ambiental, da Associação Nacional de História (ANPUH), seção Paraná. É do Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária, Paraná, desde 2013. Participa dos grupos de pesquisa do CNPq: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (UFSC) (pesquisador) e História Ambiental e da Tecnologia (UNICENTRO) (líder). Entre 2014 e 2017 foi editor-chefe da Revista da Sociedad Lationamericana y Caribeña de Historia Ambiental, HALAC. Desde 2017 coordena o projeto La Soja en el Cono Sur, com financiamento da Fundação Araucária de Apoio à Pesquisa, do Estado do Paraná. Pesquisa e orienta nas áreas de História Ambiental Global, com ênfase em histórias de agriculturas globais, Antropoceno, mudança climática e circulação de conhecimentos agrícolas. De 2018 a 2022 atuou no Comitê Assessor de Iniciação Científica (UNICENTRO). É editor-chefe da Esboços: História em Contextos Globais. Coordena o Centro de História Ambiental, Cultura e Tecnologia (CHAT-Unicentro).

Linha de Pesquisa 1

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • História Ambiental, mudança climática e comunidades. Narrativas de extinção.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Agriculturas da incerteza: Histórias ambientais da mudança climática entre Brasil, EUA, Argentina e África do Sul

Vinculado ao:

  • Centro de História Ambiental, Cultura e Tecnologia

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • História Ambiental e da Tecnologia

KATIA ALEXSANDRA DOS SANTOS

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo-USP/ Ribeirão Preto (2012); possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002) e graduação em Psicologia pela mesma instituição (2009), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003) e mestrado em Letras- Estudos Linguísticos- pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Trabalha na articulação entre a Análise do Discurso e a Psicanálise, atuando principalmente com os seguintes temas: mulher, violência, maternidade, discursos sobre o feminino na relação com as mídias. Professora adjunta na Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO (2005-2012) na área de Pesquisa em Psicologia. Concluiu estágio de pós-doutorado em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, sob supervisão da professora Dra Leda Verdiani Tfouni, com estágio na Université de Paris 13, sob supervisão de Marie-Anne Paveau. Líder do grupo de pesquisa “Mulheres, Discursividades e Resistência” (UNICENTRO) e membro do grupo de pesquisa “Análise do discurso e suas Interfaces” (FFCLRP-USP). Coordenadora do Projeto de Extensão vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras Núcleo Maria da Penha-NUMAPE. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC-UNICENTRO).

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Relações de gênero; violência contra as mulheres; políticas públicas para mulheres; movimentos sociais de mulheres; feminismos; discursos femininos; discursos feministas; discursos sobre mulheres.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Dimensões da violência contra as mulheres: mapeamento do fenômeno na região de Irati-PR

Vinculada ao:

  • Mulheres, Discursividades e Resistência

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Estudos da Linguagem

LUCIANA ROSAR FORNAZARI KLANOVICZ

Ccoordena o GT Estudos de Gênero, da Associação Nacional de História (ANPUH), no Paraná (2020-2022) e o Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero (CIEG), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná. Em 2017 foi pesquisadora visitante no Lateinamerika Institut, Freie Universität, Berlim. É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC) e permanente no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC-UNICENTRO). Tem doutorado em História (UFSC, 2008), com estágio pós-doutoral no Programa de Doutorado em Ciências Humanas (DICH-UFSC, 2011) e na Freie Universität Berlin, (2017). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Corpo e Gênero na História. É vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, da UNICENTRO (2022-2025). Pesquisa e orienta na área de dietas globais no Brasil, gênero, corpos e História do Tempo Presente.

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Estudos de Gênero; Corpo e História Ambiental; Dietas e pressões sobre os corpos; Gênero e Mídias; Feminismos Comunitários; História das Mulheres e estudos decoloniais. Mulheres na Ciência.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Entre Regimes e Dietas: controle dos Corpos e Alimentos no Brasil (1980-2020)

Vinculada ao:

  • Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Corpo e Gênero na História

LUIS PAULO GOMES MASCARENHAS

Graduado em Educação Física pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do Abc (1993) e mestrado em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, área de concentração em Endocrinologia Pediátrica pela UFPR (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati no departamento de educação física. Professor do programa de doutorado e mestrado em desenvolvimento comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de Vida. Identificar elementos comprometedores da saúde, qualidade de vida na sociedade e elaborar propostas de ação que promovam saúde e qualidade de vida em diferentes setores de atuação (empresas, clínicas, escolas, associações, clubes) e ambientes (urbanos e rurais). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: metabologia e atividade física. Atual Coordenador Geral da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: metabologia, genética e atividade física.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • A influência da atividade física na predisposição genética para doenças cardiovasculares

Vinculada ao:

  • Atividade Física e Saúde

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Ciências Interdisciplinares Relacionadas à Saúde

MARIA ANGÉLICA BINOTTO

Doutora em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná – UFPR (2017). Mestre em Educação Física na área Atividade Física relacionada a Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2007). Especialista em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2004). Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2002). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Líder do grupo de pesquisa (CNPq): “Educação Física, Saúde Coletiva e Envelhecimento Humano. Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário. Experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física, Saúde e Envelhecimento Humano.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Ciências da saúde; Atividade física; Envelhecimento e Saúde pública.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Serviços de atenção a saúde dos idosos no contexto da Atenção Primária a Saúde

Vinculada ao:

  • Laboratório de Atividade Física em Saúde

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Estudos em Educação Física, Saúde Coletiva e Envelhecimento Humano

PLÍNIO MARCO DE TONI

Professor adjunto e coordenador do Laboratório de Psicologia do Bilinguismo (LabLingue) da UNICENTRO-PR, Brasil. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela USP e mestre em Psicologia da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Psicologia pela UFPR.

Linha de Pesquisa 2

Áreas de interesse de orientação:

  • Bilinguismo, com ênfase em Desenvolvimento Cognitivo e Socioemocional de Crianças Bilíngues; Famílias Bilíngues e Políticas Linguísticas Familiares; Psicologia do Aprendizado de Línguas; Neurolinguística e Neuropsicologia do Bilinguismo; Inglês como Meio de Instrução (EMI) e Internacionalização.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Psicologia do Bilinguismo

Vinculado ao:

  • Laboratório de Psicologia do Bilinguismo

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Psicologia do Bilinguismo

RONALDO FERREIRA MAGANHOTTO

Graduação em Turismo e em Geografia. Especialização em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atuação, orientações e publicações nas seguintes áreas: Geotecnologias, Análise Espacial, Conservação da Natureza e Turismo. Atualmente, compõe o quadro docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, lotado no Departamento de Turismo e credenciado nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário e Pós Graduação em Geografia, UNICENTRO.

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Análise Ambiental, Geoprocessamento e Turismo em Áreas Naturais.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Atributos topográficos como suporte ao Plano de Manejo de Unidades de Conservação – Estudo de Caso Mata dos Godoy/PR

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Desenvolvimento Comunitário e Sustentabilidade

SILVIO ROBERTO STÉFANI

Professor/Pesquisador Visitante na Universidade do Porto FEP (2021). Pós-Doutor em Gestão pela FEP – Universidade do Porto (2020-2021). Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP ? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002), Especialista em Ensino e Especialista em Relações Pública Empresariais ? UEL. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1994). Atuou na docência na UEL, UNOPAR e Faculdades Novo Ateneu de Guarapuava. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO – PPGADM e do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro – PPGDC. Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Estratégia e organizações, Gestão de Pessoas, Competências e Sustentabilidade, Comportamento Organizacional e Cidades Sustentáveis. Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação Araucária e CNPq. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária – PR.

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável: Agenda 2030. Cidades Sustentáveis e Desenvolvimento Comunitário.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Mercado de Trabalho e Políticas Públicas de Emprego e Renda: um Estudo Longitudinal no Estado do Paraná

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Sustentabilidade e Gestão

SERGIO LUIS DIAS DOLIVEIRA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013).É professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), nos seguintes cursos: Graduação em Administração e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Comunitário. Áreas de atuação: Teorias da Organização, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Comunitário.

Linha de Pesquisa 1

Áreas de interesse de orientação:

  • Sustentabilidade e Inovação, Gestão de Resíduos, ODS, Desperdício de Alimentos e Desenvolvimento de Energia Sustentáveis.

Projeto de pesquisa em andamento:

  • Sustentabilidade e Inovação

Grupo de Pesquisa CNPq:

  • Sustentabilidade, Inovação e Transições

RAQUEL DORIGAN DE MATOS

Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Paraná-UFPR (2018-2019); Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2005); Graduada em Administração de Empresas pela UNIPAR (1990), graduada em Esquema I pela UNIPAR(1991). Atualmente é professora Adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Tem experiência na área de Organizações, com ênfase em Análise Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: poder,controle, formas de gestão, organização do trabalho.

Linha de Pesquisa 2 – Docente Colaboradora