Em 1809, a Suécia instituiu a figura do Ombudsman, uma pessoa eleita pelo Parlamento, com a função de atuar como elemento de ligação entre o Governo e a população. Desta iniciativa surgiram as instituições coordenadas por este, representante legal, que atuava como defensor do povo.

Vários países, como: Dinamarca, França, Inglaterra e Alemanha, seguiram o modelo sueco, criando suas instituições que tinham por premissa básica ouvir a população, com relação aos seus pedidos, reivindicações e sugestões.

A UNICENTRO, na perspectiva de atender aos interesse da comunidade acadêmica institui sua OUVIDORIA em 2001. Basicamente, compete à OUVIDORIA a assistência direta e imediata à Reitoria da Universidade, nos assuntos e providências que no âmbito universitário, sejam atinentes a defesa do patrimônio público e dos interesses dos cidadãos.

Para tanto, objetivando satisfazer a finalidade a que se destina, a OUVIDORIA, por meio de seus programas de atendimento, oferece diversos canais de comunicação com a Reitoria, tornando real a possibilidade da comunidade acadêmica reclamar, solicitar, denunciar, sugerir ou elogiar qualquer atividade ligada à Universidade, promovendo assim, a defesa dos direitos e interesses da população acadêmica contra quaisquer atos e possíveis omissões que venham a afetar a dinâmica e trabalho nos setores desta Instituição de Ensino Superior.

Com relação ao seu funcionamento, a OUVIDORIA buscando ampliar cada vez mais a sua atuação instituiu o atendimento via Internet, permitindo assim, que todos os setores da Universidade e a comunidade em geral, possam exercitar seu direito de cidadão, sugerindo ações que visem o aperfeiçoamento do serviço universitário em geral.
As ações da OUVIDORIA estão previstas no Estatuto que rege a UNICENTRO, aprovado pela Resolução nº 026/2001- COU e é coordenada pela Profª. Klevi Mary Reali (DEPED), nomeada pela Resolução nº. 110/2004- GR, a qual exerce também a função de Ouvidora da Casa, cargo este vinculado à Secretaria Especial de Corregedoria e OUVIDORIA Geral do Estado do Paraná.

A OUVIDORIA encontra- se na Sede Central da UNICENTRO (Guarapuava), Sala nº. 107-A, Bloco A, Térreo, atendendo no período matutino e vespertino.