O Projeto Órtese e Prótese da UNICENTRO entende a reabilitação como uma atividade multiprofissional.

Os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional no momento da avaliação, composta por: médico, enfermeiro e assistente social.

A partir deste atendimento inicial são levantadas as necessidades de encaminhamentos para terapia com outros profissionais do serviço, como: terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicológico e/ou fonoaudiológico.

O Projeto Órtese e Prótese ainda conta com parceria com o Ambulatório Escola de Nutrição para os casos onde haja necessidade de acompanhamento nutricional.

O atendimento está disponível exclusivamente pelo SUS, ao público infantil e adulto com deficiência física natural ou adquirida, residente em um dos municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde.

A definição do programa de reabilitação é realizada pela equipe multidisciplinar de acordo com os critérios de atendimento do serviço.

 

Médico Ortopedista: realiza a avaliações clínicas dos pacientes e em conjunto com a equipe solicita/indica os melhores procedimentos para os pacientes que são referenciados ao serviço.
Enfermeira: realizada avaliação específica do pacientes que contribui para a indicação conjunta do procedimento para o paciente
Assistente Social: identificar demandas visando formular respostas profissionais para o enfrentamento das situações e demandas sociais. Acompanhamento e articulação no processo de reinserção social, desenvolvimento de ações que contribuam para o processo de reabilitação, autonomia dos usuários e defesa dos direitos.
Fisioterapeutas: responsáveis pela reabilitação física dos pacientes do serviço e avaliação física.
Psicóloga: favorece um espaço de escuta qualificada e reflexão frente as demandas apresentadas pela pessoa com deficiência. Tem como finalidade: realizar o acompanhamento individual e familiar da pessoa com deficiência, tendo como foco a elaboração e conscientização das perdas decorrentes. Busca o envolvimento de novos recursos de enfrentamento, considerando as limitações e potencialidades de forma única e singular, bem como a estimulação e o encorajamento para maior independência possível na vida diária da pessoa com deficiência.
Fonoaudióloga: avaliação, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções da mastigação, deglutição e respiração.
Terapeuta Ocupacional: responsável pela terapia de membro superior e de memória.