Administração de Prudentópolis conquista conceito 4 no Enade e no CPC

Semana de Administração é realizada simultaneamente em Prudentópolis e Irati para proporcionar melhor acesso aos alunos (Foto: Marina Lukavy)

O curso de Administração ofertado pela Unicentro no Campus Avançado de Prudentópolis também foi destaque nos índices de avaliação de cursos de graduação divulgados pelo Ministério da Educação. Foram dois conceitos 4, um no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e outro no Conceito Preliminar de Curso (CPC).A oferta em Prudentópolis tem a mesma coordenação do Departamento de Administração do campus Irati, que tem como chefe o professor Sérgio Luis Dias Doliveira. “Foi um resultado que o coloca entre os melhores cursos do Brasil. Isso é importante porque é a mesma matriz curricular de Irati, com os mesmos professores. E acredito que a dedicação destes é a mesma, nós tentamos duplicar o esforço”, ressalta.
O vice-chefe do Departamento de Administração, professor Mauricio João Atamanczuk ministra aulas no campus avançado. Ele destaca que apesar de ter a mesma matriz curricular do curso ofertado no campus Irati e ser coordenado pelo mesmo Departamento, o público do curso de Prudentópolis é diferente.

Ação de responsabilidade social envolveu crianças de um colégio na conscientização sobre o desmatamento (Foto: Marina Lukavy)

“Sempre que possível tentamos designar o mesmo professor para as disciplinas, independente de qual campus é ofertado o curso. Mas, em Prudentópolis, temos a participação desses alunos com uma perspectiva mais regional, uma abrangência mais voltada para ganho dentro da carreira, que eles já estão inseridos muitas vezes. Acredito que o curso acaba abrindo oportunidades para eles poderem atuar fora do mercado local também, ou seja, os acadêmicos têm uma qualificação que os capacita trabalhar tanto dentro da cidade mesmo, como eles podem desenvolver atividades fora”, afirma Mauricio.
Nas atividades de pesquisa e de responsabilidade social que são desenvolvidas por professores e alunos do curso em Prudentópolis também são trabalhadas as problemáticas da região. “Por exemplo, na Iniciação Científica nós temos projetos na área de alternativas a fumicultura, e temos projetos de responsabilidade social voltados a logística reversa de remédios vencidos. Então, são propostas que atendem as especificidades da região de Prudentópolis. Outro fato é que o curso atende outros municípios. Você alberga outros alunos que não são atendidos normalmente aqui por Irati. As nossas regiões de abrangência são um pouco distintas neste sentido”, acrescenta o professor Sérgio.

Tiago (à direita), com a professora Laura Rinaldi e colega de curso (Foto: Marina Lukavy)

Para o acadêmico Tiago José Vieira, as notas do CPC e do Enade são referência e um reflexo do desenvolvimento e da estrutura do curso, que tem como base a excelência dos docentes. “Os professores são dedicados e, além disso, na nossa grade curricular tem projetos que são propostos, como o de responsabilidade social, que visam profissionais em excelência para a sociedade e para o mercado de trabalho. Creio que as notas do Enade e do CPC vão contribuir muito para o mercado de trabalho tanto para os ex-estudantes e como para aqueles que ainda estão na graduação”, observa Tiago.