Publicidade e Propaganda da Unicentro obtém conceito máximo no Enade

O Enade (Exame Nacional de Desempenho) é aplicado junto aos alunos que estão concluindo um curso superior e tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes ao longo do curso. Cada curso passa pela avaliação a cada três anos. Em 2015, último exame que teve o resultado divulgado, oito cursos da Unicentro passaram pela avaliação. Um deles foi o de Publicidade e Propaganda que, pela segunda vez consecutiva, obteve conceito 5, a nota máxima conferida pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o vice-chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Alexandre de Lara, ter o curso bem conceituado no Enade significa ter reconhecido o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Os fatores que a gente deve pensar seria, primeiro, pesquisa acadêmica; segundo, a capacitação docente e a promoção docente dentro da própria instituição; a terceira seria a relação do professor com aluno em sala de aula e, principalmente, essa relação nos trabalhos de Iniciação Cientifica, projetos de Extensão, Monitoria discente, dentre outros vários aspectos que qualificam o nosso corpo discente e o nosso corpo docente”, afirma.
Mauricio Pilati está no último ano de Publicidade. Para ele, o diferencial do curso da Unicentro é a formação integral, que trabalha a criatividade dos alunos em diferentes áreas. “O curso de Publicidade e Propaganda da Unicentro é bem completo, ele abrange várias áreas e tanto a parte prática como a teórica são muito bem trabalhadas. É bom porque incentiva os alunos a usar a criatividade e a produzirem”.
O curso também foi bem avaliado, atingindo nota 4, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador que leva em consideração mais variáveis. Além do resultado do Enade, são observados o IDD, que é o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado, e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura do curso e as práticas pedagógicas da instituição de ensino.
A boa avaliação faz com que o Departamento se sinta motivado a buscar seguir se aprimorando sempre, ampliando a qualificação de docentes, e do próprio ensino. “A gente deve continuamente apreciar, efetivamente, quais são os nossos lados positivos e os negativos, tentar reforçar e reestabelecer cada vez mais o positivo – que é a promoção do professor, o acesso à pesquisa -, e, principalmente, a gente deve pensar os fatores negativos – de que forma a gente poderia mudá-los, de que forma a gente poderia melhorá-los e instituir novas atividades, novas regras, novos regulamentos, novas instruções e, sobretudo, novas oportunidades para que a gente pudesse de fato reforçá-los”, explica Alexandre.
O chefe do Departamento, professor Edgard Melech, destaca ainda a importância dessas avaliações para que a graduação da Unicentro possa, seguir melhorando. “Para nós do curso é muito importante e creio que, também, para a Unicentro. Fomos bem avaliados em Jornalismo, em Publicidade e Propaganda,e em vários outros cursos. É claro que isso é um resultado positivo”.