Curso Bom Negócio Paraná segue com inscrições abertas até 23 de abril

A Unicentro está com inscrições abertas para 11. turma do Curso Bom Negócio Paraná, na modalidade de Educação a Distância (EaD). São 150 vagas destinadas a micro e pequenos empreendedores que desejam ter uma formação técnica na área de gestão. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria, com as instituições de ensino superior. O Projeto também tem o apoio das Secretarias de Indústria e Comércio e das áreas de finanças e fomento do Estado.
O curso se destina a um público bastante diversificado, atendendo desde empresários, micro-empresários e estudantes universitários, até alunos do Ensino Médio em formação técnica. Todos com o mesmo objetivo: o interesse em abrir e manter a própria empresa. “Nós sabemos, e as estatísticas estão comprovando isso, que um número cada vez maior de pessoas está perdendo o emprego formal que detinha. Então, buscar alternativas de renda se tornou, em muitos casos, não só uma opção, mas também uma necessidade”, salienta o orientador do Núcleo Bom Negócio Paraná na Unicentro, professor Márcio Facini.

Ao final do curso, empreendedores recebem certificação (Foto: Coorc)

Durante o curso, serão oferecidas capacitações em cinco áreas: Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Gestão Financeira e Gestão Comercial. As disciplinas são divididas em módulos e a carga horária total do curso é de 66 horas, geralmente, integralizada em dois meses. O professor Márcio Facini conta que, além do ambiente virtual de aprendizagem, ao final da capacitação, é promovida uma feira de negócios. “É um momento de integração dos alunos, em que eles vão mostrar para os colegas e também para a comunidade o que eles produzem, que produto ou que serviço eles têm pra vender na comunidade onde estão inseridos, ou produtos e serviços que eles ainda pretendam vender”, destaca.
Algo que tem chamado bastante atenção nas últimas edições do curso é a mudança do perfil das pessoas que têm procurado a capacitação. Segundo Facini, cresceu o número de jovens que têm demonstrado interesse em abrir a própria empresa. “Até anos anteriores a gente via turmas normalmente compostas por pessoas mais maduras, que já estavam no mercado de trabalho, que já tinham seus negócios. Agora, nós já estamos vendo aumentar em algumas turmas o número de pessoas mais jovens, que ainda estão buscando entender melhor como funciona o próprio negócio e quais as perspectivas de renda e trabalho que isso pode lhe dar”, avalia.

Participante de uma das turmas do Bom Negócio Paraná, em Feira de Negócios na Unicentro (Foto: Vanessa Barbosa)

Desde a fase de implantação, esse já é o quinto ano do Bom Negócio Paraná na Unicentro. Segundo o professor Facini, durante todo esse tempo, o projeto atingiu 14 cidades da região. “Entre a atividade presencial e a a distância só a Unicentro já atendeu mais de dois mil cursistas, fornecendo esse conhecimento básico em gestão”.
Desenvolvido em dois núcleos da Unicentro, Guarapuava e Irati, o programa conta com uma equipe de três estudantes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, mais três profissionais recém-formados, responsáveis por ministrar o curso e oferecer o suporte necessário aos bolsistas.
Em Guarapuava o programa Bom Negócio Paraná segue com as inscrições abertas até o dia 23 de abril. O início das aulas está previsto para a primeira semana de maio. “O curso é totalmente gratuito e as inscrições devem ser feitas no site da Unicentro (http://evento.unicentro.br/site/pbnp/2017/1).