Ciências Contábeis do campus Irati obtém conceitos 4 no Enade e CPC

O Iracont é a semana de estudos do curso e possibilita a integração dos acadêmicos com o que há de mais recente na área (Foto: Marina Lukavy)

Com conceitos 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC), Ciências Contábeis do campus Irati da Unicentro é o segundo melhor do Paraná e o quinto colocado na Região Sul do Brasil. A boa avaliação mostra a preocupação em trabalhar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula conforme as demandas do mercado de trabalho.
“Ciências Contábeis é um curso já bem conceituado, em outras avaliações ele manteve uma avaliação muito boa. Isso mostra que o curso é estruturado e o nosso currículo adequado com as demandas nacionais exigidas do contador. Penso que esse resultado é importantíssimo porque mostra que o curso está no caminho certo e que nós estamos fazendo um trabalho bom pois é o segundo melhor do Paraná”, destaca a chefe do Departamento, professora Telma Regina Stroparo.
Segundo ela, é possível encontrar egressos do curso de Ciências Contábeis nas mais diversas profissões, atuando na área financeira de organizações públicas e privadas, e ainda na área contábil de muitas instituições. Recentemente, as salas de aula do curso receberam a instalação de recursos multimídia. “Isso foi um avanço. É muito importante para o curso porque melhora a qualidade das aulas. Nós temos também o Laboratório de Práticas Contábeis, onde são desenvolvidas as atividades práticas do curso e outro laboratório que proporciona a junção da parte teórica com a prática”, salienta Telma.
O professor do Departamento de Ciências Contábeis, Alessandro Lepchak explica que o acadêmico recebe conteúdos relacionados a diferentes áreas ao longo da sua formação. “A contabilidade envolve uma interdisciplinaridade muito grande. O aluno recebe noções de Sociologia, Economia, Administração, ou seja, o profissional que é formado no curso acaba tendo uma visão global dos negócios, não fica inserido em uma específica que é a contabilidade, mas sim, pode se envolver na empresa como um todo – na gestão, no planejamento, na estratégia das organizações. O que dá a ele uma bagagem muito grande para entrar no mercado de trabalho. Mesmo que ele não tenha conhecimento daquela função, com o conhecimento adquirido no curso vai conseguir aprender e desempenhar rapidamente o que lhe é exigido”, afirma o professor.
A prova do Enade foi realizada em 2015 e participaram dela os alunos dos bacharelados em Ciências Humanas e em Ciências Sociais Aplicadas. A contadora Rosiane Mikuska é egressa do curso do campus Irati e participou da avaliação. Depois de atuar dois anos no mercado de trabalho, Rosiane agora é aluna do Mestrado em Desenvolvimento Comunitário. “O curso em si é muito bom e nos prepara para o mercado. Tudo o que você vê na teoria dentro da Universidade, na prática você consegue desenvolver. Eu tive a experiência de trabalhar em escritório de contabilidade por dois anos aproximadamente, e tudo que era visto na Universidade eu podia colocar no dia a dia dentro do escritório”, frisa Rosiane.
Para o acadêmico Daniel de Andrade, a boa avaliação do curso possibilita uma melhor visão dos egressos no mercado de trabalho. “Quando entrei no curso não tinha ideia do quão ampla é a área de Contábeis. Agora, com o decorrer do curso, vamos percebendo e analisando que quanto mais a gente estuda, mais áreas vão surgindo. E o curso dá esse panorama de vários segmentos que podemos atuar depois de formados”, conclui Daniel.