Ciências Contábeis do campus Irati obtém conceitos 4 no Enade e CPC

O Iracont é a semana de estudos do curso e possibilita a integração dos acadêmicos com o que há de mais recente na área (Foto: Marina Lukavy)

Com conceitos 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC), Ciências Contábeis do campus Irati da Unicentro é o segundo melhor do Paraná e o quinto colocado na Região Sul do Brasil. A boa avaliação mostra a preocupação em trabalhar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula conforme as demandas do mercado de trabalho.
“Ciências Contábeis é um curso já bem conceituado, em outras avaliações ele manteve uma avaliação muito boa. Isso mostra que o curso é estruturado e o nosso currículo adequado com as demandas nacionais exigidas do contador. Penso que esse resultado é importantíssimo porque mostra que o curso está no caminho certo e que nós estamos fazendo um trabalho bom pois é o segundo melhor do Paraná”, destaca a chefe do Departamento, professora Telma Regina Stroparo.
Segundo ela, é possível encontrar egressos do curso de Ciências Contábeis nas mais diversas profissões, atuando na área financeira de organizações públicas e privadas, e ainda na área contábil de muitas instituições. Recentemente, as salas de aula do curso receberam a instalação de recursos multimídia. “Isso foi um avanço. É muito importante para o curso porque melhora a qualidade das aulas. Nós temos também o Laboratório de Práticas Contábeis, onde são desenvolvidas as atividades práticas do curso e outro laboratório que proporciona a junção da parte teórica com a prática”, salienta Telma.
O professor do Departamento de Ciências Contábeis, Alessandro Lepchak explica que o acadêmico recebe conteúdos relacionados a diferentes áreas ao longo da sua formação. “A contabilidade envolve uma interdisciplinaridade muito grande. O aluno recebe noções de Sociologia, Economia, Administração, ou seja, o profissional que é formado no curso acaba tendo uma visão global dos negócios, não fica inserido em uma específica que é a contabilidade, mas sim, pode se envolver na empresa como um todo – na gestão, no planejamento, na estratégia das organizações. O que dá a ele uma bagagem muito grande para entrar no mercado de trabalho. Mesmo que ele não tenha conhecimento daquela função, com o conhecimento adquirido no curso vai conseguir aprender e desempenhar rapidamente o que lhe é exigido”, afirma o professor.
A prova do Enade foi realizada em 2015 e participaram dela os alunos dos bacharelados em Ciências Humanas e em Ciências Sociais Aplicadas. A contadora Rosiane Mikuska é egressa do curso do campus Irati e participou da avaliação. Depois de atuar dois anos no mercado de trabalho, Rosiane agora é aluna do Mestrado em Desenvolvimento Comunitário. “O curso em si é muito bom e nos prepara para o mercado. Tudo o que você vê na teoria dentro da Universidade, na prática você consegue desenvolver. Eu tive a experiência de trabalhar em escritório de contabilidade por dois anos aproximadamente, e tudo que era visto na Universidade eu podia colocar no dia a dia dentro do escritório”, frisa Rosiane.
Para o acadêmico Daniel de Andrade, a boa avaliação do curso possibilita uma melhor visão dos egressos no mercado de trabalho. “Quando entrei no curso não tinha ideia do quão ampla é a área de Contábeis. Agora, com o decorrer do curso, vamos percebendo e analisando que quanto mais a gente estuda, mais áreas vão surgindo. E o curso dá esse panorama de vários segmentos que podemos atuar depois de formados”, conclui Daniel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta e compartilhe
Redes Sociais
            
Boletins Informativos 99,7
Revista Periódika
Rádio Unicentro FM
Pesquisas
Assine nossa Newsletter

Para assinar nossa newsletter, simplesmente digite seu endereço de email abaixo. Um email de confirmação será enviado a você!