Projeto Integração promove oficinas para professores

Oficinas são realizadas nas duas cidades sede da Unicentro – Guarapuava e Irati

O Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro, o Entredocentes, surgiu da necessidade de propiciar uma formação pedagógica contínua aos docentes da Instituição. Por isso, realiza, frequentemente, oficinas que tratam da estrutura, dos processos e dos procedimentos ligados ao dia a dia da Universidade, através do Projeto Integração: Conhecendo a Unicentro. Nesse ano, uma das primeiras edições foi voltada a um dos pilares do Ensino Superior: a pesquisa.
Durante a oficina, os professores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com relação aos projetos institucionais de pesquisa e como proceder para participar do Programa de Iniciação Científica, além de entenderem um pouco mais sobre as normativas da área. Para isso, a atividade contou com a participação da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

Primeira atividade foi voltada à pesquisa, mas outras temáticas, como ensino a distância e extensão, serão abordadas

A professora Katielle Córdova, que é diretora de Pesquisa da Unicentro, acredita que a importância do projeto reside no atendimento de dúvidas específicas dos docentes que ingressaram recentemente na Instituição. “É muito importante para o professor essa apresentação da Universidade, das Pró-Reitorias, das questões de infra-estrutura”.
Embora o Integração tenha sido implantado para auxiliar os docentes que estão ingressando na Universidade, qualquer professor pode participar e tirar suas dúvidas. Esse é o caso, por exemplo, da professora Viviane Knuppel de Quadros Berger. Ela iniciou as atividades na Unicentro ainda em 2003 como colaboradora do Departamento de Enfermagem. Seis anos depois foi aprovada em Concurso Público e efetivada na função. A docente conta que na época teve de procurar diversas informações por conta própria. Agora, viu no programa uma oportunidade para consolidar seu conhecimento sobre a Unicentro. “Algumas informações eu já tinha, justamente porque eu já tive todos os projetos que foram descritos – Projeto de Pesquisa, tanto o Especial (PqE, voltado para professores temporários) como o Isolado (PqI, para efetivos). Ainda assim, algumas informações eu não tinha conhecimento e, por isso, agregou. Quando for fazer e submeter os próximos projetos vai ser muito mais fácil toda essa modalidade de protocolo”, destaca Viviane.

Integração foi idealizado para professores em início de carreira na Unicentro, mas todo docente da Universidade pode participar

Para a professora Roseli de Oliveira Machado, que é uma das coordenadora do Integração, é gratificante ver professores do quadro efetivo aderindo, voluntariamente, ao projeto. “É muito interessante que todos os professores participem, não só aqueles em estágio probatório, que são o público alvo do projeto, e que demandam uma acolhida maior, até porque estão chegando na Universidade, mas também os demais. Eu já estou aqui na Unicentro há mais de oito anos e tem muita coisa que a gente ainda não conhece, que a gente precisa conhecer. Então, é muito interessante que toda comunidade participe”, avalia.
A professora Stella Maris Lima Altoé é colaboradora do Departamento de Ciências Contábeis. A docente revelou já ter encaminhado, erradamente, um processo e acredita que as informações são essenciais para que os equívocos não sejam cometidos. “A oficina respondeu perguntas que nós temos, e numa linguagem bem simples, bem acessível. Então, acredito que facilita e evita possíveis erros também”.
Na mesma linha, Katielle destaca a importância de interpretar corretamente os regulamentos, acrescentando que o Integração tem contribuído para sanar muitas dúvidas. “Qual trâmite o professor deve seguir, como ele deve proceder em função de alguma dúvida. Quando a gente entra, muitas vezes, não tem esse entendimento, não sabe onde procurar ajuda também. Então, pode ocorrer um erro ou outro ou a perda prazos. Por isso, o projeto é tão importante”.

Uma nova etapa do projeto está agendada para essa quarta-feira, 19

E é justamente essa a função do Projeto Integração: promover uma visão ampla das esferas pedagógica e administrativa da Instituição. “A partir do momento que o professor tem contato com as Pró-Reitorias ele acaba tendo, além de noções sobre o funcionamento da estrutura administrativa, todas as orientações necessárias para a vida acadêmica: como conduzir em sala de aula, quais são os projetos institucionais de ensino, como ele pode fazer um projeto de extensão, como ele pode participar de programas de pesquisa, programas de Iniciação Científica e por aí vai. Então, é super importante e é também uma forma de acolhimento aos nossos professores”, avalia Roseli.
O Integração é realizado na Unicentro desde 2015. Nesse ano, as oficinas serão ministradas em Guarapuava, no primeiro semestre, e em Irati, no segundo. A próxima oficina será realizada amanhã, dia 19 de abril na Sala de Eventos do Campus Santa Cruz , com a participação da Proec (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e do Nead (Núcleo de Ensino à Distância).