Unicentro promove reunião para discutir a inclusão do índio na universidade

A Unicentro desenvolve um papel importante na busca pelo acesso e inclusão dos povos indígenas no ensino superior. Prova disso é o trabalho desenvolvido pela Comissão Universidade para os Índios (Cuia), que atualmente acompanha 31 estudantes vindos de diversas tribos e que estão matriculados nos cursos de graduação da instituição. Cinco deles, foram recebidos após o processo de transferência externa da Faculdade Unilagos para o Campus Avançado de Chopinzinho neste ano.
Por isso, a Unicentro recebeu a visita do presidente estadual da Cuia, Wagner Roberto do Amaral, que aproveitou para parabenizar a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pela chegada desses estudantes, além de fortalecer a ligação entre Cuia local e a comissão estadual. “A vinda do Wagner, que é o presidente da Comissão Universidade para os Índios, tem o objetivo de estreitar os laços entre a comissão local e a comissão estadual, resgatando valores dessa importante política do Estado”, explicou a pró-reitora de Ensino, professora Regina Padilha.

Todos os anos, universidades estaduais paranaenses promovem vestibular específico para os povos indígenas

Para o presidente da comissão no Paraná, a Unicentro só tem a ganhar com a chegada desses novos estudantes, já que, segundo ele, as instituições de ensino superior tem muito a aprender com a cultura desses povos. “A gente entende que o estudante vem para a universidade para aprender, mas a universidade também tem que aprender com eles, porque tem conhecimentos e saberes que a gente precisa ouvir. A Unicentro tem hoje onze profissionais formados e no nosso diagnóstico, ela tem uma vocação para a formação de professores indígenas”, destaca Amaral.
Exemplo disso é Sebastiana Palácio, que dá aulas em sua tribo Guarani, localizada no interior do município de Turvo. Ela é aluna do segundo ano de Pedagogia e conta que sua maior dificuldade é no deslocamento até a universidade, mas se diz realizada com o curso, já que o seu objetivo é o aperfeiçoamento para continuar ensinando. “Fui indicada pelo cacique para entrar na faculdade, pois ele viu que eu já estava na educação como professora e muita gente falava para mim entrar na Pedagogia que é meu perfil, mas eu não tinha como imaginar que a Pedagogia era mais do que isso”, conta.
Além da reunião no campus Santa Cruz, o presidente estadual da Cuia também se reuniu com os representantes e alunos no campus avançado de Chopinzinho, já que o local possui o maior número de estuantes indígenas matriculados entre todos os campi da Unicentro, com 26 no total.