Doutorado em Geografia dá início as atividades com aula inaugural

A aula inaugural foi ministrada pelo pesquisador Eliseu Saverio Spósito (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Uma das conquistas mais recentes da Unicentro na busca pela verticalização do ensino foi a aprovação do doutorado em Geografia, no início do ano passado. Desde então, os esforços foram voltados a estruturar o programa e possibilitar que as atividades tivessem início. Para oficializar sua abertura, o Programa de Pós-Graduação em Geografia realizou uma Aula Inaugural. “É um símbolo que marca oficialmente a abertura dos trabalhos para a comunidade externa”, contou a coordenadora do programa, professora Carla Brumes.
A aula inaugural foi direcionada a comunidade em geral, especialmente aos doutorandos, mestrandos e acadêmicos de Geografia. A palestra, intitulada “Pós-Graduação no Brasil”, foi proferida pelo professor Eliseu Saverio Spósito, da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista), campus de Presidente Prudente. “Eu falei sobre a história da pós-graduação em Geografia no Brasil desde que ela foi institucionalizada, tentando dar um panorama histórico e geográfico de onde estão os programas, como eles se organizam e, a partir daí, sugerir alguns procedimentos metodológicos de trabalho para os alunos que vão fazer as suas dissertações, mas principalmente, para aqueles que estão entrando no doutorado neste ano”, explicou o professor Eliseu.

Essa é a primeira turma do doutorado em Geografia, que conta com sete pós-graduandos (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O programa de doutorado em Geografia conta, nessa primeira turma, com 7 pós-graduandos. Bruno Toledo é um deles. “O que o professor traz na palestra dele que é a questão da qualidade dos trabalhos. Então, agora, na concepção do doutorado, a gente entra numa lógica que o trabalho tem que ter a qualidade embarcada nele. E quando a gente começa a ver o que está sendo feito fora dos muros da nossa Universidade, a gente começa a entender o quanto esse mundo acadêmico é grande, é interligado, interconectado e, com isso, ele nos possibilita entender a importância disso tudo para o nosso trabalho. Então, isso vai agregar, de fato, não só a pesquisa, mas também no desenvolvimento pessoal de cada um”, destacou Bruno.
Para a professora Carla, a intenção é que o doutorado trilhe o mesmo caminho de sucesso que o programa de mestrado na área. “Nós vamos completar a defesa de número 80 no Programa de Mestrado. Então, não dá para falar que ele não seja a mola mestra do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro. Por conta da estrutura e da base que o Programa de Mestrado tem é que nós, em 2015, passamos então a pensar na abertura do programa de doutorado”.