Departamento de Filosofia promove aula inaugural para receber acadêmicos do curso

As aulas inaugurais promovidas pelo Departamento de Filosofia (Defil) juntamente ao Grupo PET-Filosofia (Programa de Educação Tutorial), da Unicentro, já são uma tradição para receber os novos acadêmicos do curso. A proposta é debater e discutir assuntos que estão em voga na sociedade e, para o ano de 2017, o tema escolhido foi a dignidade humana. “A gente está vivendo tempos bastante conturbados, onde a dignidade humana é um assunto corriqueiro, que frequentemente aparece nos debates. As pessoas, nos mais diferentes lugares, discutem sobre isso. Trata-se de um assunto extremamente atual, mas nós queremos fazer uma abordagem filosófica sobre o mesmo”, contou o professor Gilmar Szczepanik, coordenador do PET Filosofia.
O professor Ernesto Giusti, que também é chefe do Departamento, participou da aula inaugural como um dos debatedores convidados e destacou a importância de introduzir os novos acadêmicos ao campo da reflexão filosófica. “A gente, com essa aula, pretende, primeiramente, mostrar um pouco para os calouros, que estão chegando na faculdade, como é que se dá o tipo de reflexão que a gente faz dentro da Filosofia, que é uma reflexão acadêmica por certas regras e que busca rigor, clareza, precisão conceitual. É como quase um batismo deles no embate acadêmico, na troca acadêmica de ideias. Além disso, é um momento de apresentação, de crescimento, confraternização, no qual calouros, veteranos e professores se conhecem, conversam e geram o debate”, refletiu Ernesto.
Durante o debate, os participantes puderam acompanhar questões como os discursos de ódio presentes nas relações interpessoais, envolvendo gênero, raça, religião ou situação econômica. “Nós vivemos em um momento em que os debates sobre as relações humanas estão efervescentes, ou seja, você tem mais emoção do que razões nessas discussões. Qualquer pessoa que contrarie sua opinião acaba virando um discurso de ódio contra essa pessoa e, nesse sentido, discutir a dignidade humana e mostrar que dignidade humana não é somente quando você agride uma pessoa fisicamente, mas também nos discursos que nós fazemos contra as pessoas que estão próximas a nós, utilizando muitas vezes o anonimato, que é o caso das discussões da internet, sem considerar que aquela pessoa da qual se está falando é um ser humano, que tem direitos e necessita ser protegida através dos diretos humanos e da dignidade humana”, afirmou o professor Marciano Adilio Spica, que participava como um dos debatedores.
A acadêmica Renata Zucheli está no último ano de Filosofia e faz parte do PET desde o início da graduação. Ela conta que o debate foi uma iniciativa fundamental para a troca de conhecimentos entre alunos, professores e a comunidade em geral. “Eu acho de extrema importância. A gente pega o cenário atual para debater e tenta ver os vários viés que as pessoas estão conversando, o que elas estão discutindo, o que elas querem trazer, o que elas pensam sobre isso, refletindo na nossa sociedade, porque a gente está fazendo uma universidade, está formando pensadores, está formando pessoas que depois vão trabalhar lá fora”, discorreu a acadêmica.