Turismo lança material de apoio ao desenvolvimento do setor em Prudentópolis

Para dar mais visibilidade e estimular o setor turístico em Prudentópolis, o Departamento de Turismo do campus Irati desenvolveu no município o projeto de extensão “Roteiro Turístico no Meio Rural: uma alternativa não agrícola para complementação de renda das pequenas propriedades do Município de Prudentópolis”. Ao longo do projeto, foram realizadas oficinas temáticas que resultaram em cartilhas e manuais para proprietários de empreendimentos turísticos e, também, no desenvolvimento de um site, material impresso e aplicativo para celular para orientação turística no município.

O professor Ronaldo, coordenou o projeto que deu origem aos materiais (Foto: Marina Lukavy)

Os materiais de apoio foram lançados durante uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Prudentópolis. “O início do projeto se deu, justamente, com o encantamento que temos pelo município e o vasto potencial turístico que apresenta, tanto de recursos naturais, como culturais. Conhecendo esta realidade tivemos a ideia de vincular um projeto de extensão com esta conotação, aliando bem-estar e amadurecimento na formação dos nossos alunos e uma repercussão para o município”, explica o coordenador do projeto, professor Ronaldo Ferreira Maganhoto.
A equipe que atuou junto a comunidade foi composta por profissionais recém-formados e graduandos em Turismo e Geografia, além de acadêmicos de Engenharia Ambiental. Já os professores do Departamento de Geografia, Valdemir Antonelli, e Ana Lea Macohon Klosowski, de Ciências Contábeis, atuaram como colaboradores. O projeto foi vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Alguns dos integrantes que atuaram na equipe do projeto (Foto: Marina Lukavy)

“Nós, lá na Secretaria, também acompanhamos toda a trajetória de execução do projeto e quando culmina num evento como esse em que nós vemos os resultados, e sobretudo, o estabelecimento de parcerias, nós ficamos muito felizes e sentimos que o nosso trabalho foi bem cumprido, o recurso foi investido adequadamente e que está rendendo bons frutos”, observa a coordenadora do USF, Sandra Cristina Ferreira.
Proprietário de um empreendimento turístico do município, Ricardo Luiz Beraldo conta que a equipe visitou várias vezes a sua pousada, ensinando a ele e a seus funcionários temas relevantes para toda rede hoteleira e para quem trabalha no trade turístico. “Eles estão de parabéns porque iam automaticamente corrigindo aquilo que viam que não daria certo até chegar nesse projeto final que ficou maravilhoso. O lançamento desse folder e aplicativo tem ajudado muito, principalmente, a quem mais precisa que são os turistas quando vem visitar o nosso município. A equipe toda está de parabéns, nota dez o projeto”.
Durante a cerimônia, o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona sugeriu que o Município tome a decisão estratégica de se tornar destino turístico do mundo. Aldo citou como exemplos as cidades de Gramado e Canela, em que o Poder Público e a sociedade como um todo as tornaram referenciais turísticos. Para o reitor, além das belezas naturais, Prudentópolis tem também a riqueza cultural da imigração ucraniana, reunindo uma série de fatores que podem fazer muita diferença e ajudar na construção da imagem da cidade como destino turístico.

A cerimônia de lançamento do aplicativo foi realizada na Câmara Municipal de Prudentópolis (Foto: Marina Lukavy)

“Acredito que o Conselho Municipal de Turismo, juntamente com a Secretaria de Planejamento, a Gestão Municipal e a Câmara de Vereadores, podem promover a partir da discussão com audiências públicas, um projeto de desenvolvimento do Turismo, em Prudentópolis. Uma proposta que se torne lei a partir da aprovação da Câmara e que, uma vez se tornando lei, possa ser executada por todas as gestões, de maneira tal que a comunidade de Prudentópolis só eleja o prefeito que se comprometa com esta lei e com este destino do município. Então, sem dúvida nenhuma se isso acontecer, nós conseguiremos no médio prazo, fazer com que Prudentópolis tenha muito mais conhecidas as suas potencialidades e a sua vocação para ser um destino turístico”, ressaltou Aldo.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos, pelos resultados apresentados pelo projeto comprova-se que a extensão de fato fez o seu papel, integrando ensino, pesquisa e agindo junto a comunidade. “Muitos participantes tiveram a oportunidade de receber esses resultados e passaram por uma transformação. Isso nos deixa muito felizes porque entendemos que isso é extensão universitária”, acrescentou.

Equipe da Unicentro e a coordenadora do USF (Foto: Marina Lukavy)

Para o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, o projeto do Departamento de Turismo da Unicentro vem de encontro com as metas do município. “Nós estamos pensando no Turismo com muito carinho e o setor vai se desenvolver com certeza, é a nossa meta. E para isso, esse projeto em parceria com a Unicentro é fundamental. Nós não tínhamos ainda catalogado esses lugares bonitos, e nem um material como o aplicativo ou o site que expressam todo o nosso potencial”, salienta o prefeito.