Cursinho Pré-Vestibular 2017 já iniciou suas atividades

O ano letivo já começou e, para quem quer garantir uma vaga na universidade, a preparação para o vestibular é fundamental. Para ajudar os estudantes de ensino médio de escolas públicas a se prepararem para o teste, a nossa Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, oferece anualmente o Cursinho Pré-Vestibular. “Nós iniciamos agora, no dia 13 de março, e vamos até o último final de semana antes do vestibular da Unicentro. Depois retornamos em um outro formato, preparando também para o Enem”, contou a pró-reitora e coordenadora do projeto, professora Elaine Maria dos Santos.
Um dos alunos da turma 2017 é Brayan Neznek. Ele ainda não decidiu o curso, mas sabe que, independente da escolha, vai precisar de muito preparo para encarar o vestibular. Foi por isso que ele quis participar das aulas. “O cursinho pode preparar para o vestibular da Unicentro, dando uma chance maior pra eu passar aqui na faculdade”, destacou. Assim como Brayan, a Maria Julia Almeida também está em busca de conhecimento e preparação para o vestibular. “Eu espero que eu possa aprender bastante coisa e eu espero que isso me ajude com o vestibular. Eu acho que isso aqui é um conhecimento a mais que a gente vai poder adquirir”, disse.

O cursinho prepara os estudantes para os vestibulares da Unicentro e das demais instituições da região (Foto: Coorc)

Desde que o projeto iniciou, em 2010, muitos estudantes já passaram pelo cursinho. A procura por uma das cem vagas ofertadas é significativa. Nesse ano, por exemplo, foram mais de duzentas inscrições. “Temos observado que há uma procura e um reconhecimento gradativo. A sociedade reconhece o potencial que ele tem e os resultados que nós temos obtido”, ressaltou Elaine.
Os altos índices de aprovação no vestibular comprovam a qualidade do ensino que esses estudantes recebem. Isabela Oliveira foi aluna do cursinho no ano passado e, com a preparação obtida, conseguiu ser aprovada no curso de Ciências Biológicas da Unicentro. “Eu nunca teria passado num curso superior se eu não tivesse vindo aqui. Porque os professores incentivam você, estimulam você de diversas formas a querer estudar”.
Para que os bons resultados cheguem, também é preciso ter muita dedicação. Nessa hora, o apoio dos pais, que também participaram da primeira aula de 2017, é fundamental. Emília Horin, mãe de um dos estudantes do cursinho, garantiu que vai incentivar os estudos do filho. “Quando eu vi essa chance do cursinho pré-vestibular foi tudo de bom. Então, com certeza, eu como mãe, ia incentivar ele a vir, vou ajudar ele em casa e vou incentivar muito”, afirmou.
Esse é só o começo da caminhada desses estudantes em busca da aprovação no vestibular. A expectativa é que, no final, todo o esforço valha a pena. “Eu espero que ajude bastante não só com o meu curso, mas o curso de todo mundo, que são diversificados. Vai ser um curso bem interessante e eu acho que vai me ajudar bastante”, vislumbrou Maria Júlia Almeida.