Depois de Irati, Cedeteg recepciona os calouros 2017

As aulas desse ano começaram e, para quem está chegando na universidade agora, tudo ainda é novidade. Foi por isso que os novos acadêmicos dos cursos de graduação lotados no campus Cedeteg foram convidados a participar da tradicional recepção aos calouros nesta quarta-feira (22). “Eu acho realmente muito importante essa acolhida. Eu, que vim de outra cidade, vim totalmente perdida para cá. Então, é uma assistência que a Universidade nos dá para conseguirmos desenvolver nossos conhecimentos aqui”, avaliou a acadêmica do primeiro ano de Enfermagem, Isabela Petry.
As recepções do Cedeteg são as segundas realizadas nesse ano. Antes, a acolhida foi em Irati na segunda-feira (20) e hoje (23) é a vez dos ingressantes do Santa Cruz. O objetivo dessa atividade é dar boas vindas aos novos acadêmicos e informá-los sobre o funcionamento da universidade. “Hoje os nossos ingressantes passam a conhecer um pouquinho da estrutura da Universidade. Eles vão ver que viver a instituição não é somente ir até a sala de aula, assistir aos conteúdos, mas é muito mais do que isso”, contou o diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes.

O diretor do Cedeteg, Fábio Hernandes, destacou o desempenho elevado da Unicentro nas avaliações do ensino superior (Foto: Coorc)

Como lembrou o professor Fábio, quem está ingressando no Ensino Superior deve saber que o aprendizado vai além das atividades de sala de aula ou de ensino. Para ficar por dentro de todas essas oportunidades, os contatos mais próximos são os professores e os Departamentos Pedagógicos “Nós sempre divulgamos nas salas de aula, no mural do Departamento quando saem os editais. Os professores vão até as turmas, do primeiro ao quarto ou quinto ano, para dizer que está aberta a Monitoria, a Iniciação Científica, os Projetos de Extensão para que os alunos, então, se inscrevam e comecem a atuar”, exemplificou a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Alexandra Madureira.
Lucas Eidam está começando a graduação agora, mas seus objetivos vão muito além do ensino superior. Ele já sabe que a Unicentro também oferece especialização em diversas áreas. Só no campus Cedeteg, são nove programas de mestrado e quatro de doutorado. E um deles é na área de Agronomia, a escolhida por Lucas. “Eu acho que é a melhor coisa que tem, porque você pode fazer a graduação, mestrado e doutorado. Eu estou no primeiro ano e já comecei a fazer estágio também, a gente já lidou com milho, agora estamos lidando com soja. É a melhor coisa que tem”.

Calouros escutam atentamente as oportunidades oferecidas pela Universidade (Foto: Coorc)

O incentivo para que os novos acadêmicos busquem as oportunidades que agregarão qualidade à formação também foi a tônica desse primeiro contato oficial dos dirigentes da instituição com os calouros. “A recepção é uma forma de apresentar mais amplamente a Universidade e dizer: ‘olha, você está diante de um universo de oportunidades. O bom uso delas depende da sua iniciativa, da sua dedicação e do seu comprometimento com toda a Universidade’. O que nós esperamos é que os alunos dediquem o melhor de si à sua formação. Ao fazerem isso eles estão construindo algo muito bom para si mesmo, e também construindo algo muito bom para a Universidade. Temos esse gesto carinhoso de todo ano acolher formalmente esses estudantes para que, de fato, possamos aumentar, cada vez mais, esse senso de comprometimento não só com as conquistas pessoais, mas com as conquistas institucionais”, enfatizou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.
A recepção aos calouros, como também ressaltou o reitor, é o momento em que a Unicentro renova com os alunos o compromisso de oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade. “Há um conjunto de questões que se impõe sobre as universidades que poderiam ser tratados e encaminhados de forma diferente. Nós estamos todos empenhados, não só a Reitoria, na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e isso passa, necessariamente, pelo atendimento das condições plenas de funcionamento. Então, a comunidade acadêmica da Unicentro, os novos alunos, os veteranos, os professores, os funcionários, enfim, toda a comunidade acadêmica pode contar com o comprometimento e com o empenho da administração institucional”, afirmou.