Reitoria intensifica busca de soluções junto ao Governo do Estado

A Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) intensificou as ações em busca de soluções para os vários problemas que envolvem a necessidade de autorização do Governo do Estado, em especial a nomeação de professores concursados e a contratação de docentes colaboradores. Na última sexta-feira (17), o reitor Aldo Nelson Bona cumpriu agenda em Curitiba, junto a órgãos do Governo, requerendo novamente resolução imediata quanto ao pedido de nomeação dos aprovados em concurso e de liberação de carga horária para que docentes temporários possam ser chamados o quanto antes, de modo a suprir a falta de professores em sala de aula em diversos cursos.

Em paralelo, o vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza esteve reunido com dirigentes institucionais, para atualização de informações relativas a este tema bem como quanto a questões que envolvem licenças para titulação, dentre outros tópicos abordados na decisão da Comissão de Política Salarial do Estado. “Estamos construindo soluções para esses assuntos e é importante manter nossa comunidade informada quanto ao andamento das tratativas”, ponderou Osmar, explicando que a agenda do Gabinete está completamente focada nisto nas últimas semanas.

Durante a reunião de sexta pela manhã, o vice-reitor (que durante suas férias esteve por diversas vezes em Curitiba fundamentando as necessidades institucionais) apresentou informações aos presentes, pedindo que todos os dirigentes (em especial os diretores de Campus e diretores de Setores de Conhecimento) repassassem imediatamente os comunicados aos demais membros da comunidade (chefes de Departamento, demais docentes, agentes universitários, acadêmicos, etc).

Neste terça (21), graças sobretudo a uma articulação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor João Carlos Gomes, com atuação também da Unicentro, os reitores das sete universidades estaduais serão recebidos pelo governador do Estado, Beto Richa, para uma reunião de trabalho que pode ser decisiva. A pauta deverá incluir a nomeação de professores e agentes universitários aprovados em concurso e que são vagas ofertadas para reposição de pessoal, bem como a autorização de carga horária para a contratação de professores colaboradores. Outro assunto diz respeito ao Ofício CEE/CC 310/17, emitido pelo Governo e que afeta diretamente a administração das universidades, contrariando disposição institucional.

“Caso, no início da semana, não tenhamos uma solução para os problemas mais graves vividos pela Universidade, convocaremos o Conselho Universitário para decidir colegiadamente as ações institucionais a serem desenvolvidas”, afirmou o reitor Aldo.