Calouros 2017 participarão, nessa semana, de recepções promovidas pela Reitoria e Direções de Campus

As recepções são momentos de troca de informação e, também, de descontração (Foto: Coorc)

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) recebe todos os anos quase 2.200 alunos. São calouros dos cursos de graduação – licenciaturas e bacharelados – ofertados pela instituição em três campi universitários (Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati), quatro campi avançados (Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis) e em uma extensão (Coronel Vivida). Muitos chegam à Universidade com poucas informações sobre a instituição e o funcionamento do ensino superior. Por isso, a Unicentro realiza todos anos, logo no início do período letivo, recepções aos calouros.

“Quando o aluno chega à Universidade ele encontra uma realidade nova, diferente da que ele estava acostumado no Ensino Médio. Não há mais uma relação tão próxima entre alunos e professores ou diretores. Ainda assim, nós queremos mostrar que estamos felizes por recebê-los. A recepção, então, é uma maneira de aconchegar de dizer para o aluno que ele é importante para nós, que a Unicentron só vive em função dos seus alunos”, explica o diretor do campus Santa Cruz, professor Ademir Fanfa Ribas.

Os alunos, com frequência, demonstram animação ao serem apresentados e conhecerem mais sobre a Universidade (Foto: Coorc)

As recepções são organizadas por campus e iniciam, nesse segunda (20), em Irati. Os acadêmicos dos cursos matutino e integrais receberão as boas-vindas a partir das 10h, no Auditório Denize Stoklos. Mesmo local onde será a recepção para os alunos do noturno, marcada para às 19h. Já os estudantes de cursos lotados no campus Cedeteg serão recepcionados na quarta-feira (22), no Auditório Central e os horários são os mesmos – 10h os alunos dos cursos matutinos e integrais e 19h os noturnos. As últimas recepções serão no campus Santa Cruz. Estão agendadas para a quinta-feira (23), no Auditório Francisco, três cerimônias de boas-vindas: às 10h, cursos matutinos e integrais; 13h30, curso vespertino; e 19h cursos noturnos.

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, além de fazer com que os alunos se percebam como integrantes da comunidade universitária, as recepções possibilitam, ainda, mostrar as oportunidades que a Universidade oferece a quem está chegando. “Nós acreditamos que o estudante que conhece as oportunidade que tem, passa a buscar e, desfrutando dessas possibilidades, tem uma formação diferenciada, pode sair da universidade com uma formação mais completa do que quem, simplesmente, vem, participa das aulas, faz as provas e vai embora”.