Inscrições para o Elap, de mobilidade internacional, terminam na segunda-feira

Para os alunos da Unicentro realizar um intercâmbio acadêmico já não é mais um sonho distante. Isso porque a Universidade oferece diversas opções para os interessados em cursar parte da graduação em outro país. Uma delas é o ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece para estudantes brasileiros bolsas de estudos em universidades canadenses.
“O ELAP é um programa financiado com recursos do governo canadense, onde as universidades de lá concorrem a esse financiamento e, para aquelas com as quais a Unicentro tem convênio, nós podemos indicar estudantes para concorrer as bolsas”, detalha Miguel Bacheladenski, chefe da divisão de programas internacionais, do ERI (Escritório de Relações Internacionais) da Unicentro.
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem entrar em contato com o ERI até a próxima segunda-feira (20) para realizar um agendamento de orientação presencial sobre o processo de inscrição. “Essa conversa é importante porque é um processo que demanda tempo e envolve várias etapas, e se for um atendimento por telefone, por e-mail, o estudante pode ser prejudicado por não receber as informações na sua totalidade, pode não entender também. Então, o atendimento presencial no ERI tem esse sentido, de esclarecer bem ao estudante todos os procedimentos a serem tomados para a inscrição que se dará na sequência”, comenta Miguel.
Podem se inscrever alunos de graduação que não estejam cursando o primeiro ou o último ano, e também estudantes da pós-graduação, sem restrição de curso. Para participar, os interessados devem possuir média global igual ou superior a 7,0 e, também, comprovar a proficiência em inglês ou francês, já que a Unicentro possui convênios com a University of Saskatchewan e com a Université du Québec à Trois-Rivière.
O programa oferece aos selecionados uma bolsa-auxílio para subsidiar o estudante durante o período de estadia no país. “O estudante de graduação ele pode permanecer no Canadá até quatro meses e receberá um auxílio de 7.200 dólares canadenses. Já o estudante de pós-graduação, ele poderá ficar cinco ou seis meses e receberá um auxílio de 9.600 dólares canadenses. Esse valor é destinado a cobrir as despesas com passagens aéreas, seguro saúde e visto, por exemplo”, afirma Miguel.