Unicentro sedia treinamento para gestores municipais

Gestores e servidores municipais de Guarapuava e região participaram do seminário “Início de Mandato – Orientação aos Gestores Municipais”, promovido pelo Tribunal de Contas do Paraná e realizado no auditório Francisco Contini, da Unicentro. O treinamento teve como objetivo capacitar os participantes, orientando sobre as obrigações legais dos gestores e servidores municipais, marcando o início do mandato 2017-2020. “O principal objetivo é demonstrar as decisões atualizadas do Tribunal de Contas, o modo também de prevenir que, eventualmente, alguma situação que o jurisdicionado tenha. O Tribunal de Contas está buscando as melhores práticas, tanto com relação á prevenção quanto a eventual fiscalização do Tribunal”, explicou Gihad Menezes, um dos palestrantes do seminário.
O treinamento durou três dias e a abertura contou com a participação do presidente do TCE-PR, Durval Amaral. Durante os seminários, servidores do Tribunal apresentaram as ações do órgão de controle para fiscalizar a gestão municipal e trataram do processo legislativo e da sistemática da prestação de contas junto à corte. Para a contadora Lucélia do Carmo Martins, de Boa Ventura de São Roque, o curso foi uma boa oportunidade para estar atualizada. “Eles trazem muito conhecimento e ensinam a gente como fazer as coisas, melhora e ajuda bastante no ambiente de trabalho”.
Segundo Gihad, o seminário foi pensado de forma a apresentar soluções teóricas para serem colocadas em prática no dia a dia de trabalho dos funcionários e gestores municipais do Paraná. “A partir do momento que eles têm o conhecimento, eles podem aplicar, praticar. Por exemplo: em situações do planejamento de licitações, orientação como um todo ao jurisdicionado, tanto os funcionários públicos, como os órgãos públicos, assim como em outros temas também das entidades do terceiro setor”.
Para a funcionária pública Vanessa Aparecida, que trabalha no setor de licitações da Prefeitura de Prudentópolis, treinamentos como esse são importantes para o melhor funcionamento da gestão municipal. “Nos traz informações novas e ajuda no nosso dia a dia, na prática, no como estar fazendo”.
O treinamento está sendo realizado em todo o estado. O ciclo completo é formado por 20 módulos de capacitação, divididos em quatro áreas: fiscalização municipal, atos de pessoal, licitações e transferências.

Deixe um comentário