Reitores das universidades estaduais paranaenses participam de reunião com bancada federal

Os reitores das sete universidades estaduais paranaenses – Unicentro, UEL, UEM, UENP, UEPG, Unespar e Unioeste – participaram de uma reunião, na última semana, em Brasília, com os deputados paranaenses que compõem a bancada federal. O objetivo, segundo o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professor Aldo Nelson Bona, foi “ agradecer a emenda de bancada que foi proposta em favor das nossas sete universidades estaduais”.
Pela Emanda de Bancada, 56 milhões de reais da verba destinada aos deputados federais será aplicada em favor das instituições de ensino superior públicas do Paraná de modo igualitário, ou seja, oito milhões para cada uma. “Agora, é trabalhar na sua execução”, ponderou Bona. “Sem dúvida nenhuma, foi uma ação muito importante da bancada federal do Paraná, que priorizou o atendimento as nossas universidades quando poderia, enquanto bancada, ter fragmentado esse recurso para diversos fragmentos de atuação de cada parlamentar”.
A destinação da Emenda de Bancada é resultado da articulação política dos reitores das universidades estaduais, a partir da Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas). O trabalho teve início ainda em 2014, quando seu presidente era o reitor da Unicentro.