Com foco na acessibilidade, campus Santa Cruz revitaliza entrada principal

A calçada em frente ao campus passou a ser tátil e o degrau de acesso ao campus também foi reduzido (Foto: Coorc)

Com o início das aulas, os acadêmicos do campus Santa Cruz, em Guarapuava, devem ter notado uma mudança logo ao chegar ao prédio principal. A novidade é a revitalização da entrada do campus. Antes, o prédio era separado da calçada por um degrau alto e sua entrada era revestida por um acabamento liso e escorregadio. Agora, o acesso ao campus conta com piso tátil, duas rampas laterais acessíveis e o degrau em frente ao prédio foi consideravelmente reduzido.
A revitalização foi possível graças ao aproveitamento de materiais que sobraram de outra obra realizada na Universidade, como detalha o diretor do campus Santa Cruz, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas. “Há seis meses, nós conseguimos os ‘pavers’, que são peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação. Eles não foram utilizados em uma outra obra da Unicentro e a gente trouxe para cá, com a expectativa de poder fazer essa mudança na frente do nosso campus”.

A entrada do Santa Cruz ganhou, também, duas rampas de acesso (Foto: Coorc)

Melhorar a acessibilidade do campus, que tem prédio antigos, tem mobilizado a direção do Santa Cruz. As mudanças são no sentido de facilitar o deslocamento de alunos, servidores e comunidade em geral nos espaços do Santa Cruz. “Além de ser uma recomendação dos bombeiros, a questão de acessibilidade, que nós estamos trabalhando há algum tempo aqui, deve ter ajudado tanto para pessoas com deficiência visual, quanto até para subir, para entrar, a entrada ficou com um aspecto mais bonito e mais utilizável”, afirmou Ademir.
Além da reforma da entrada, nos últimos anos, a direção do campus trocou pisos de plurigoma, que em caso de incêndio liberam toxinas, por pisos táteis nos três andares do bloco principal, e ainda instalou rampas de acesso e plataformas.