Mestrado em Bioenergia seleciona membros para a turma de 2017

O processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Bioenergia está com o edital em andamento desde o dia oito de novembro de 2016. Os interessados têm até o dia três de fevereiro de 2017 para realizar a inscrição. Serão disponibilizadas até 12 vagas, dependendo da demanda.
O PPG em Bioenergia é uma proposta interdisciplinar das áreas de Tecnologia e Engenharia. De acordo com o vice-coordenador do Programa, professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, o mestrado tem duas áreas de concentração, uma voltada para Biocombustíveis e a outra para Energias Renováveis.
Paulo Rogério destacou que a seleção dos candidatos é feita a partir da verificação de compatibilidade da área do interessado com as linhas de pesquisa. “Uma pessoa da área de Farmácia, por exemplo, poderia concorrer se a pesquisa desenvolvida por ela fosse na área de Bioquímica. Áreas tecnológicas como Química, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental podem participar também”.
Por fazer parte de um Programa Associado em Rede, o curso tem as aulas presenciais que ocorrem nas Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Para concorrer a uma vaga, o candidato deve encaminhar um projeto de até dez páginas, evidenciando a área de interesse de pesquisa. Além disso, também é feita a avaliação do currículo. Uma banca, composta por, no mínimo, cinco professores, deve avaliar o projeto e a evolução acadêmica, profissional e tecnológica do aluno.“Depois, durante a entrevista, que é eliminatória, temos o resultado da classificação”, complementou o professor Paulo.
A inscrição pode ser feita na página do mestrado em Bioenergia, no site da Unicentro. O candidato deve encaminhar os documentos necessários e o projeto de pesquisa, conforme Edital também disponibilizado na internet. O resultado dos selecionados será divulgado no início de fevereiro.