Professora da Unicentro participa de Colóquio na Universidade de Cadiz

A Unicentro, mais uma vez, estende suas atividades de internacionalização. Agora, com a participação da professora Maria Cleci Venturini, do Departamento e do Mestrado em Letras, no Colóquio Internacional e Multidisciplinar “Discursos de intimidação em redes sociais no domínio das línguas de mediterrâneo ocidental”, que foi realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, na Universidade de Cadiz, na Espanha. “Esse foi um Colóquio Internacional, um encontro de pesquisadores que reuniu vários países e tratou sobre a questão dos discursos de ódio e intimidatórios no âmbito das línguas do mediterrâneo ocidental. Então, houve várias apresentações diferentes com pesquisadores de várias áreas e países”, explica a professora Maria Cleci.
O evento surgiu a partir da necessidade de se discutir as questões dos discursos de ódio disseminados pela mídia e pelas redes sociais. Um problema que, no olhar dos pesquisadores, é global. “No mundo em geral há uma divisão entre os ocidentais e o oriente médio. Então, é uma divisão que há no mundo que provoca esse ódio. O que se está vendo é um discurso generalizado não de um contra o outro, mas de ódio mesmo, de ameaça, de intimidação”, afirma a professora Maria Cleci.
O colóquio também tinha como proposta a interdisciplinaridade e a pluralidade cultural, reunindo pesquisadores de vários países da Europa Ocidental, do Brasil e da Tunísia. A professora Maria Cleci Venturini teve como tema de sua apresentação o discurso de ódio brasileiro na pesquisa contemporânea. “Eu apresentei sobre a pesquisa contemporânea no Brasil e a presença desses discursos intimidatórios na pesquisa, mostrando como que funciona a pesquisa no Brasil, como que os cursos são avaliados, quem financia as pesquisas e, também, uma desconstrução de tudo que foi feito em relação a pesquisa nos últimos 12 anos”.
A participação de professores da nossa Universidade em eventos como esse é benéfico não apenas para o profissional, mas também para a instituição. “É importante por duas razões principais. Primeiro porque vai selar a nossa relação de convênio com a Universidade Federal de Santa Maria. Nós estamos propondo um Dinter entre a UFSM e a Unicentro e nós temos que ter, então, parcerias, produções, eventos conjuntos. Outra questão diz respeito à internacionalização”, finalizou Cleci.