FNDE deve liberar, na próxima semana, recursos para retomada das obras da Biblioteca de Irati

FNDE deve liberar, na próxima semana, recursos para retomada das obras da Biblioteca de Irati

O reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), professor Aldo Nelson Bona, esteve, esse semana, no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Acompanhado do deputado federal Sandro Alex, ele buscou garantir o pagamento pendente de três emendas parlamentares apresentadas pelo deputado. Elas são destinadas a construção de três prédios no campus de Irati – a nova Biblioteca, que teve as obras paradas devido ao não pagamento; o Cedoc 2 (Centro de Documentação) e um bloco administrativo, ainda não iniciados.
“Fomos até lá porque nós estamos com as pendências de pagamentos dessas emendas, que já empenhadas, já estão conveniadas. Para isso, nós passamos a manhã toda de terça-feira (13) com a equipe da Diretoria de Pagamentos do FNDE, consultando o sistema, buscando os processos, na tentativa de garantir esses pagamentos”, conto Aldo. Ele esclareceu também que a visita do Fundo foi motivada a partir de informações recebidas por Sandro Alex na Casa Civil. “O deputado esteve na Casa Civil pedindo a liberação do recurso para o FNDE para que o Fundo pagasse a Unicentro. A informação da Casa Civil foi de que se a Diretoria de Pagamentos do FNDE priorizasse esse pagamento a Casa Civil liberaria, já que estava liberando uma cota financeira para o Fundo e esse pagamento deve sair na semana que vem. Então, nós estivemos lá para nos certificar de que os pagamentos estão programados”.
Sobre a Biblioteca do campus de Irati, a informação recebida no FNDE é que a segunda parcela da emenda será creditada na próxima semana. Se o pagamento de confirmar, a empreiteira responsável pela obra receberá R$ 270 mil atrasados e retomará a execução das obras que foram suspensas em virtude do não recebimento. Além disso, o FNDE também garantiu que na semana que vem será liberada a primeira parcela da emenda referente à construção da ampliação do prédio do Centro de Documentação, também de Irati, conhecida por Cedoc 2. O projeto também tem recursos destinados por emenda parlamentar do deputado Sandro Alex, no valor total de R$ 500 mil.
“Está também em fase de pagamento, mas não conseguimos ter a certeza hoje que está na programação da semana que vem, a primeira parcela de uma terceira emenda, no valor de um milhão de reais, que é para a construção de um bloco administrativo”, completou Aldo.
Apesar das respostas positivas recebidas no FNDE, o reitor da Unicentro prefere esperar o desenrolar dos dias para ver se as informações de confirmarão. “Vamos aguardar. Na verdade, é a terceira vez que isso acontece, a gente sai de lá com a perspectiva do pagamento e até agora não aconteceu. Quero crer que dessa vez deva acontecer porque houve, inclusive, determinação do presidente do FNDE para que essas emendas do deputados Sandro Alex sejam pagas”.

Deixe um comentário