Pró-Reitoria de Recursos Humanos realiza ciclo de palestras sobre saúde para os servidores da Unicentro

prorhA Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) da Unicentro realizou uma série de palestras com o tema “Saúde – Cuidado e Prevenção”. Ao todo foram seis conferências, ministradas ao longo do último dia 28. no campus Santa Cruz, em Guarapuava, que trataram de temas diversos como a importância da prática de atividades físicas, higienização, ginástica laboral, saúde do idoso e do trabalhador, e doação de sangue.
As atividades fazem parte do Programa de Valorização e Relacionamento dos Servidores da Unicentro (Provars), que há alguns anos vem oferecendo cursos para agentes universitários e docentes, por meio de parcerias com Departamentos Pedagógicos da própria Universidade e com órgãos externos. Os cursos são divididos em dois grupos, como destaca o pró-reitor de Recursos Humanos da Unicentro, Robson Paulo Ribeiro Ferras. “Nós temos, hoje em dia, dois grupos principais de cursos – aqueles que são de natureza técnica e aqueles que são de voltados à qualidade de vida no trabalho. Ambos possuem uma importância muito grande para o servidor e para a instituição”.
Atualmente, o foco dos cursos do Provars tem sido a qualidade de vida do servidor no ambiente de trabalho, sem deixar em segundo plano as questões técnicas. “Para que o servidor possa desenvolver suas atividades com qualidade, ele precisa estar bem consigo mesmo, com sua saúde, precisa estar trabalhando num ambiente que possibilite condições favoráveis. Então, esse segundo grupo de cursos, ele tem a finalidade de discutir questões relacionadas à saúde e nós temos utilizado a nossa equipe da ProRH, das áreas de Psicologia, de Assistência Social e de Engenharia do Trabalho para desenvolver alguns projetos e algumas ofertas de cursos nesta área”, disse Robson.
capacitacaoPara a técnica administrativa Evelize Vasco, o curso que mais chamou atenção foi sobre a importância da higienização das mãos. Segundo ela, uma questão que foi levantada na época da epidemia de H1N1, mas que acabou caindo no esquecimento. “É uma prática que já deveria ter sido adotada há muito tempo atrás, que precisa tomar realmente bastante cuidado, com o nosso ambiente de trabalho, até porque a gente tem contato com bastante pessoas, a gente está sujeito a muitos tipos de microorganismos, bactérias, vírus que podem levar a gente a doenças bem graves”.
Evelize também destacou a importância das atividades realizadas pela ProRH, que por meio dos cursos focados na qualidade de vida no trabalho, que tem conscientizado os servidores. “Eu acho que é bem importante. Dos vários cursos que eu participei, sempre foi bem produtivo para mim, em diversas temáticas, citando especialmente a higienização das mãos e a primeira palestra, sobre a importância de atividade física, a nossa saúde em geral, a gente para um pouco a nossa atividade no dia a dia e foca na nossa saúde, que se você não der essa atenção, uma hora ou outra você pode ter alguma doença, enfim, acontecer alguma coisa que você tenha que parar”.
Motorista da Universidade, o servidor José Anildo Ravanelo, sempre que pode participa dos cursos ofertados na Unicentro. Para ele, a palestra que mais agradou foi a que deu orientações sobre como fazer exercícios físicos da maneira correta e de como é significativo manter a autoestima no dia a dia. “No geral, o que mais me agradou mesmo foi a parte da saúde do educador físico, das caminhadas que a gente tem que fazer, o estresse, não ficar estressado, você chegar cedo, alegre e falar ‘bom dia, bom dia’ para todo mundo, é uma coisa perfeita, tanto você levanta tua autoestima, como a do teu colega”.
A rotina de viagens não permite que Ravanelo participe de todos o cursos, mas mesmo assim, ele deixa como sugestão os próximos que gostaria de se inscrever. “Seria interessante fazer esse tipo de curso de relações interpessoais, técnicas de atendimento ao público, prevenção de acidentes, prevenção de incêndios, isso aí é muito válido para nós. Eu sempre vou e gosto de participar, se eu tiver chance eu participo mesmo, porque eu gosto. É muito válido, alguma coisa boa você tira e uma coisa, por pequena que seja, que você tira para você”, reitera Ravanelo.