Vagas remanescentes do programa de Moradia Estudantil serão preenchidas

Os gastos com aluguel, água luz e alimentação já foram para Talia Aksenen motivos de preocupação. A acadêmica veio de Irati para cursar Agronomia no campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava, e contava com o apoio do pai para se manter na cidade. Para aliviar os gastos da família, ela se inscreveu no Projeto “Moradia Estudantil Unicentro: fortalecendo a democratização do ensino superior público” e foi contemplada com uma das vagas na casa universitária. “Me ajudou bastante com as despesas, já que agora são em menor quantidade”, contou a acadêmica.

Primeira Moradia Estudantil fica a uma quadra do campus Cedeteg (Foto: Fagner Busmayer)

O projeto tem como finalidade propiciar condições para o acesso e permanência no ensino superior público a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso foi viabilizada uma moradia com baixo custo para as estudantes do sexo feminino. “Elas não pagam nada. A moradia é gratuita. Elas têm uma taxa mensal de 25 reais, que é revertida para a própria casa. Todas as despesas com água, luz e aluguel são da FAU, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro”, explicou o coordenador do Setor de Assistência Estudantil da universidade, professor Marcos Pelegrina.
A casa universitária tem capacidade para abrigar dez estudantes. Na primeira seleção, apenas cinco vagas foram preenchidas. Agora, segundo Pelegrina, as estudantes que têm interesse em fazer parte desse projeto têm uma nova chance. Isso porque foi aberto o edital do processo de seleção para o preenchimento das vagas remanescentes. “Temos ainda cinco vagas que são destinadas ao público feminino dos campi Santa Cruz e Cedeteg”, disse. Para concorrer às vagas, é preciso que a estudante esteja matriculada em curso presencial em um dos campi da universidade em Guarapuava e, também, comprovar renda familiar menor que um salário mínimo e meio ou incompatível com as despesas.
Se você se encaixa nos requisitos e quer concorrer a uma das vagas remanescentes da moradia estudantil, fique atenta! As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 25 de novembro (sexta-feira). As instruções sobre como proceder para realizar a inscrição estão disponíveis no site da Universidade. “As pessoas que queiram morar na casa, mas não queiram morar esse ano, esse edital permite que ela possa ocupar a casa no início do ano que vem”, acrescentou Pelegrina.