Estudantes da Unicentro aprovados pelo Programa de Mobilidade da Abruem contarão com duas bolsas

pmn3A Unicentro é uma das 45 instituições de ensino superior afiliadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Distribuídas por 22 estados da federação, cada uma dessas universidades está com edital aberto para receber alunos de uma das outras 44 instituições no ano de 2017. O Programa Nacional de Mobilidade da Abruem (PMN), nessa edição, conta com a oferta de 1.776 vagas de intercâmbio.
“O Programa de Mobilidade Nacional da Abruem é um importante programa, que oportuniza aos alunos das 45 instituições filiadas a possibilidade de vivência em outro ambiente acadêmico, em outra instituição. No caso, são 45 universidades afiliadas pertencentes a 22 estados da federação. Então, oportuniza também uma vivência cultural diferente, uma vez que as distâncias entre as instituições e os costumes dos estados em que as instituições estão instaladas, em alguns casos, são bastante diferentes. Além disso, ao permitir ao aluno realizar parte da sua graduação em outra instituição, certamente, contribuirá para o enriquecimento da formação profissional de cada estudante que se interessa pelo programa”, avalia o presidente da Abruem e reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.
Só a Unicentro está disponibilizando 197 vagas, distribuídas entre 18 cursos de graduação, para alunos de outras instituições que tenham interesse em passar um semestre ou um ano do curso na nossa Universidade. Mas, além disso, para estimular a participação de alunos da Unicentro no PMN, a Universidade readequou seus recursos e vai oferecer duas bolsas para alunos da instituição que tiverem a mobilidade aprovada por outra universidade do sistema Abruem.
“Serão concedidas até duas bolsas no valor de 2.500 reais cada bolsa. Esse valor será dividido em cinco parcelas de 500 reais. Essas bolsas foram possíveis a partir de um remanejamento que o Gabinete da Reitoria fez para o orçamento de 2017 e é uma forma da Universidade estar estimulando que os estudantes da Unicentro possam estar participando do Programa de Mobilidade Nacional da Abruem”, detalha Miguel Bacheladenski, do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, responsável, na instituição, pelo PMN.
Uma das duas bolsas será destinada a estudante da Unicentro que obtenha o aceite em universidade de fora do Paraná. A outra será concedida a aluno que consiga uma das vagas disponibilizadas por outra das seis universidades estaduais paranaenses. O reitor da Unicentro explica o que levou a Universidade a conferir bolsas para a participação no programa. “Com o intuito de valorizar e sinalizar a importância desse programa para os estudantes como uma oportunidade ímpar e, cada vez mais, atrair a atenção para essa possibilidade de vivência e de intercâmbio dentro do próprio país. É uma iniciativa importante para estimular a adesão ao programa, mas, acima de tudo, é uma iniciativa importante para fazer com que a nossa Unicentro torne-se cada vez mais conhecida e reconhecida em todo o território nacional na medida em que nós esperamos, com essa iniciativa, primeiro, conseguir angariar mais recursos para ampliar o programa, segundo, fazer fazer com que tenhamos mais estudantes circulando e estudando em outras universidades do país”.
pmn2Para se inscrever no PMN, os estudantes da Unicentro devem acessar o Edital de uma das universidades que oferecem de vagas para o Programa. Todas as oportunidades estão reunidas no site da Abruem. Mas, atenção! As inscrição vão só até a próxima sexta-feira, 25 de novembro. Só depois, de ter seu pedido de mobilidade aprovado por outra instituição, é que o aluno vai passar por uma outra seleção, dessa vez interna, para concorrer a uma das duas bolsas.
“Os estudantes da Unicentro, eles devem se inscrever em um dos editais das universidades afiliadas à Abruem. A partir do momento que ele se inscrever e for aprovado, o seu pedido for aprovado em uma dessas universidades, ele terá um edital da Unicentro para a concessão dessas bolsas. A previsão é que o resultado das universidades para a mobilidade saia por volta do dia 15, 16 de dezembro. Então, o edital vai ser lançado após esse período”, explica Miguel.
Vinculada à Programa Institucional de Assistência Estudantil, a concessão de bolsas oportuniza que todos os alunos da instituição possam passar pela mobilidade. “A gente inovou esse ano, na assistência estudantil em criar essa bolsas pra que esses alunos possam também participar da mobilidade. Aqui no Brasil, como a gente é um país continental, é interessante que a gente não tenha só mobilidade para o exterior, mas uma mobilidade também entre as universidades, até porque a gente tem diferenças culturais muito grandes no próprio país. Então, ter essa oportunidade, para o acadêmico, na sua formação é fundamental”, avalia o coordenador de Assistência Estudantil da Unicentro, professor Marcos Pelegrina.