Reabertas inscrições para Mobilidade Internacional Discente Zicosur Universitário

zicosur4

A Universidade Nacional de Itapúa, no Paraguai, será o destino do selecionado no Edital de Intercâmbio Discente Zicosur Universitário

A Unicentro está oferecendo mais uma possibilidade de intercâmbio para a comunidade acadêmica. Dessa vez, a vagas é para alunos dos cursos de Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Psicologia e a mobilidade faz parte da Rede Zicosur Universitário, que congrega universidades do Brasil, Bolívia, Argentina, Chile e Paraguai, e da qual a Unicentro faz parte desde 2010, quando as sete universidades estaduais paranaenses aderiram ao bloco.
Nesses últimos seis anos, a Universidade abriu editais anuais para enviar a receber professores. Em alguns momentos, como agora, a oportunidade foi ampliada e beneficiou também estudantes interessados na mobilidade internacional. “No mundo em que nós vivemos, em que atuamos completamente em rede, a importância de participar de redes como a Zicosur é fundamental e é crescente. A Unicentro participa desde 2010, pelo menos, da Zicosur, cotidianamente , e tem conseguido resultados muitos bons. Creio que hoje, no Paraná, nós somos a instituição que mais consegue fazer com que a Zicosur funcione, dar organicidade, dar vida à rede”, avalia o coordenador institucional da Rede Zicosur Universitário, professor Marcio Fernandes.
A mobilidade prevista no regulamento da Rede Zicosur é de curta duração e a data de permanência dos contemplados na universidade paraguaia, parceira da Unicentro em 2016, já está definida, como conta o assessor do ERI, que é o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, professor Adriano Silvério. “O período previsto para a mobilidade – é um mobilidade de curta duração – está previsto para os dias 28 de novembro à 02 de dezembro, ainda este ano”.

A Unicentro faz parte da Zicosur, que congrega universidades de cinco países latinos, desde 2010

O Edital completo pode ser conferido na página do Escritório de Relações Internacionais, no site da Unicentro. Quem já passou por um processo de mobilidade, recomenda a experiência. O jornalista Luãn Chagas, hoje doutorando em Comunicação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tem o processos de internacionalização em seu currículo. Ele participou, ainda no período de graduação na Unicentro, de uma mobilidade de curta duração na Universidade Nacional de Jujuy, localizada no norte da Argentina, também integrante da Rede Zicosur.
“Quando eu participei, ainda como estudante do terceiro ano de Jornalismo, ela teve uma influência direta que vai ficar para minha vida toda em três aspectos”, explica Luãn. “O primeiro deles é humano, cultural, político, cultural, que é essa imersão de você conhecer uma cultura diferente. Por outro lado, eu tive essa possibilidade, de ter um aprofundamento profissional naquilo que eu fazia, até por conhecer novas modalidades de Jornalismo, como ela se aplica na Argentina, as modalidade de financiamento, de construção e até mesma da própria produção jornalística no dia-a-dia lá, nas emissoras de rádio, TV, jornal, enfim, web, como ela se constrói de uma maneira diferente no norte de Argentina. E, é claro, que eu acho que também foi fundamental e foi muito interessante pra mim e que continuou depois que terminou a faculdade foi essa possibilidade acadêmica”.