Unicentro apoia nova rede de rádios comunitárias

Aldo Nelson Bona discursa durante congresso da Apracom

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está apoiando a recém-criada Apracom (Associação Paranaense de Rádios Comunitárias) fundada no final de outubro passado, durante congresso da entidade, realizado em Campo Mourão. A Associação, que já conta com cerca de 150 emissoras afiliadas, tem como primeiro coordenador-geral Luís Carlos Dzulinski, da Princesa FM, de Ponta Grossa. O vice-coordenador é Vanderson Dubinski, da Cidade FM, de Araruna. A sede da entidade ficou estabelecida para o município de Mamborê.
Durante o congresso, o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, e o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcio Fernandes, participaram como convidados. “As bandeiras da Apracom tratam da defesa da democratização dos meios de Comunicação, algo que a Unicentro também preza, inclusive através da nossa emissora, a Unicentro Entre Rios FM 99.7”, destaca o reitor, mencionando a rádio que é mantida no ar em parceria com a Cooperativa Agrária Agroindustrial.
Durante seu discurso, Aldo informou que está gestionando, a pedido da Apracom, uma audiência das emissoras junto ao ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, também com o apoio do deputado federal Evandro Roman. Aldo lançou ainda a candidatura de Guarapuava para abrigar o segundo congresso anual da entidade, a ser realizado em 2017.
Em uma de suas falas, Luiz Dzulinski agradeceu todos os apoios que a Unicentro vem ofertando à Apracom ao longo dos últimos meses, frisando ainda que várias das demandas das emissoras comunitárias têm semelhança para com os pleitos das rádios universitárias. Nos próximos dias, a Diretoria da Apracom estará em Guarapuava, para uma audiência com o reitor, em busca de novas alianças.