Esclarecimentos à comunidade de Irati

Toda a comunidade acadêmica do Campus de Irati tem acompanhado o desenrolar dos acontecimentos em relação ao movimento de ocupação promovido por alguns estudantes. Em todo esse tempo a Direção do Campus e a Reitoria têm empreendido esforços no sentido de assegurar direitos, dialogando intensamente com os alunos que se encontram ocupando o Campus, buscando construir soluções que permitam a coexistência do movimento e o funcionamento da Universidade.

Durante esse período, muitos foram as solicitações recebidas pela administração da Universidade para que fossem tomadas providências com a finalidade de liberar o pleno acesso ao Campus, as quais sempre foram respondidas com pedidos de paciência e confiança no processo de negociação.

Na última semana, no dia 01 de novembro, Direção de Campus e a Reitoria realizaram mais uma rodada de conversação com os estudantes, solicitando, formalmente, que fosse liberado o acesso pleno ao Campus, como estratégia de ampliar o número de pessoas frequentando a Universidade e, dessa forma, buscando conquistar maior adesão e apoio ao movimento de protesto contra a PEC 241 (transformada em PEC 55 no Senado Federal) e contra a MP 746. Ficou acordado que os estudantes responderiam, também formalmente, até o final da manhã da sexta-feira, dia 04. A referida resposta foi protocolizada, informando que a decisão era de não liberar o acesso pleno e continuar controlando a entrada de pessoas como medida de identificação na cancela de acesso.

Diante de tal resposta e considerando tanto a decisão dos Conselhos Superiores da Universidade de manutenção do calendário acadêmico, quanto os pedidos de estudantes e professores de que o acesso fosse liberado, na última sexta feira, a administração da Instituição entrou com pedido judicial de reintegração de posse, tendo obtido decisão liminar determinando a desocupação. Ainda na sexta-feira (dia 04) à noite os estudantes foram notificados por Oficial de Justiça de que no prazo de 24 horas deveriam desocupar o Campus.

Mais uma vez com o intuito de assegurar a continuidade do movimento, conciliando-o com os interesses e direitos de todos os integrantes da comunidade acadêmica, a Direção do Campus e a Reitoria formalizaram, no sábado, dia 05, proposta para que os integrantes do movimento passassem a ocupar o centro de convivência, juntamente com os espaços de sala e vestiários do Curso de Educação Física, liberando o pleno acesso pela cancela, mas a proposta foi recusada.

Na noite de sábado, após expirar o prazo para desocupação, a Oficial de Justiça dirigiu-se novamente ao Campus, constatando que os estudantes não cumpriram a decisão judicial, razão pela qual formalizou a informação de descumprimento nos autos do processo.

Frente a este estado de coisas, a Direção do Campus de Irati e a Reitoria informam a toda comunidade que continuam defendendo o diálogo como caminho para a busca de uma solução consensuada, que assegure a preservação dos direitos de todos os integrantes da comunidade acadêmica. Entretanto, dada a intransigência do movimento de ocupação, o desenrolar dos acontecimentos nos próximos dias está sob a responsabilidade dos órgãos da justiça.