Concisa reuniu estudantes de cinco cursos ofertados pela Unicentro, no Santa Cruz

Concisa reuniu, durante uma semana, estudantes de cinco cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Foto: Coorc)

Estratégia e Inovação. Esse foi o tema da sexta edição do Concisa, o congresso bianual realizado pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro, que envolve os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, além do Mestrado em Administração. “Essas duas temáticas são absolutamente necessárias e muito presentes na vida profissional dessas áreas, os conhecimentos na área de estratégia e inovação permeiam basicamente todas as áreas das nossas atividades, então todos os cinco cursos têm interesses nessas questões, cada um com as suas especificidades, tanto no meio acadêmico quanto na atuação profissional nessas áreas”, explica um dos coordenadores do congresso, o professor Márcio Alexandre Facini.
A programação do evento contou com palestras, mini-cursos, eventos culturais, e com comunicações orais de pesquisas científicas e de atividades de extensão, procurando estimular discussões e aprimorar o conhecimento dos participantes. Um dos projetos de extensão apresentados foi o “Nota Fiscal Paraná”, da professora Luci Longo, do departamento de Ciências Contábeis, que tem como objetivo fornecer informações e esclarecer dúvidas da comunidade sobre o programa Nota Fiscal Paraná e também sobre a declaração do imposto de renda.

Entre as atividades estavam conferências e mesas-redondas (Foto: Coorc)

“O “Nota Fiscal Paraná”, ele surgiu da percepção que muitas pessoas quando vão ao mercado e são solicitadas sobre o CPF na nota, a cada 10 pessoas perguntadas, uma ou duas pedem o CPF. Então, surgiu a questão: até que ponto a população conhece sobre essa proposta que é receber de volta uma parte do ICMS”, comenta a professora Luci Longo. O projeto extensionista fornecerá atendimentos para a população, que serão realizados em locais com um grande fluxo de pessoas, quem irá atuar respondendo aos questionamentos da população são acadêmicos do curso.
“Os alunos, primeiro, tiveram que fazer uma preparação de estudo, eles têm um material desde a lei do programa, porque uma coisa é a educação tributária mais ampla, a questão de identificar, de pedir a nota fiscal, e a outra é a questão do programa de incentivo de pedir a nota fiscal, então eles vão atuar justamente quando requeridos, como um balcão de informação”, finaliza a professora Luci.

Concisa também contou com apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores (Foto: Coorc)

O congresso contou com a participação de estudantes, professores e profissionais das cinco áreas do setor de Ciências Sociais Aplicadas, um deles foi o acadêmico de Administração, Gabriel Gomes. “Eu vim participar do congresso mais pra complementar o que a gente vê em sala e, também, porque reúne bastante temas diferentes que, às vezes, não fazem parte da nossa área”.
Segundo o professor Márcio Facini, o evento é uma oportunidade para que os participantes se aprofundem em áreas específicas de conhecimento, compartilhem resultados de pesquisas e tenham contatos com profissionais de diferentes áreas. “Um congresso consegue em um curto período de tempo sintetizar tudo isso, dar para a comunidade universitária em geral e no nosso caso aqui até para a comunidade externa, essas oportunidades de reciclar conhecimento, divulgar conhecimento, ampliar conhecimento, ou seja, é uma ferramenta essencial para aquele acadêmico que busca uma formação mais holística”.