Fazenda-Escola chama parceiros e apresenta trabalhos desenvolvidos no último ano

Os cursos das áreas de Ciências Agrárias e Ambientais da Unicentro, desde o início desse ano, têm um novo espaço para o desenvolvimento de práticas de pesquisa, ensino e extensão. É a Fazenda-Escola, que foi instalada nas áreas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), após um termo de cessão assinado em agosto de 2015.
Desde que assumiu o espaço, a Unicentro tem se empenhado em estruturá-lo para possibilitar o desenvolvimento de pesquisas na área agrícola. “A Fazenda-Escola tem crescido muito no sentido das atividades que lá estamos desenvolvendo. Temos vários projetos com os nossos alunos de mestrado e de graduação, principalmente da área de Agronomia”, contou o diretor do campus Cedeteg, professor Fabio Hernandes.

Reunião entre Fazenda-Escola da Unicentro e entidades parceiras foi realizada durante o WinterShow (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A partir de agora, para que a Fazenda-Escola continue crescendo, a organização das futuras ações é fundamental. Por isso, foi realizada uma reunião de planejamento e explanação de resultados no Wintershow 2016, um evento realizado pela Cooperativa Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), que aborda a tecnologia de toda a cadeia produtiva dos cereais de inverno. “Escolhemos fazer essa reunião no Wintershow porque é um evento de excelência em cereais de inverno para a nossa região de Guarapuava e para o Brasil. Isso mostra que, também, nós, como universidade, gostaríamos de trazer as contribuições para o cenário agrícola regional”, explicou o diretor da Fazenda-Escola, professor Marcelo Cruz Mendes.
A tônica do encontro entre a direção de campus, a direção da Fazenda-Escola e outras entidades relacionadas ao setor agrícola da região foi a importância da troca de experiências entre a universidade e a esfera produtiva. “Acho que produtor rural precisa saber o que a academia está fazendo, o que a universidade está pesquisando e, em contrapartida, a própria pesquisa, a própria universidade tem que saber qual é a demanda do produtor rural, quais são os principais gargalos do setor produtivo”, destacou o presidente o Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho. Na mesma linha, André Spitzner, gerente agrícola da Agrária, afirmou que a “reunião demonstra o interesse da Universidade em nos chamar para uma mesa, discutir com a sociedade e com as cooperativas da região e nos apresentar o que está sendo feito”.

Diretores da Agrária e da Fapa estavam entre participantes da reunião (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Projetos futuros também estavam na pauta das discussões. De acordo com a direção da Fazenda-Escola, novos planos de trabalho já foram aprovados para serem executados nas áreas experimentais. Assim, a reunião também sinalizou a possibilidade de parcerias, visando como resultado o crescimento contínuo das entidades envolvidas. “O crescimento agora é pontual, é rápido e é célere. Então, eu acho que as pesquisas tanto em termos de Iapar quanto de Unicentro, são rumo ao fortalecimento e ao engrandecimento”, destacou o representante do Iapar, José Roberto Punhagui.