VIII Simquia é realizado em comemoração aos vinte anos do curso de Química

simquia2O curso de Química da Unicentro completou, em 2016, vinte anos de criação. Também nesse ano foram comemorados os dez anos de implantação do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), com o mestrado, seguido, três anos depois, pelo doutorado. Como motivos para festejar não faltam, o Departamento de Química promoveu, nesse mês, o VIII Simpósio de Química.
O VIII Simquia contou com diversas atividades, como palestras e oficinas, onde foram explorados distintos temas sobre a Química e áreas afetas, como a fotografia. Segundo a professora Maria de Lurdes Felsner, as ações tiveram como objetivo principal integrar os docentes, os acadêmicos da graduação e da pós-graduação, além de alunos e professores da Educação Básica.
De acordo com Maria de Lurdes, todas as palestras e oficinas pretendiam ajudar o aluno na compreensão das diferentes possibilidades de atuação do profissional da área. “Isso tudo, para mostrar para nossos alunos de graduação e pós-graduação o universo da Química, demonstrar como o curso abre portas para que eles possam trabalhar em diferentes setores, tanto de indústria como de pesquisa. As possibilidades que o curso abre do ponto de vista profissional e científico acadêmico são múltiplas”.

Simpósio de Química contou com atividades variadas. Entre elas, mesas-redondas e palestras (Foto: Coorc)

A acadêmica do curso Carine Vieira participou do Simpósio porque viu nas atividades uma oportunidade de ampliar sua formação em decorrência da interdisciplinaridade da programação. “O Simquia foi muito proveitoso, muito bom para minha formação e eu acredito que para a formação de todos meus colegas, porque de todos os simpósios que eu participei esse foi um dos melhores, o que mais acrescentou, porque eles trouxeram palestrantes de várias universidades, de várias áreas diferentes. Então, estava bem interdisciplinar. Tanto que a gente teve um minicurso de fotografia, que as vezes as pessoas perguntam o tem a ver com Química? E a gente viu que tem tudo a ver, que tudo pode se encaixar”.

A coordenadora do curso técnico em Química do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, Berenice Aparecida Ramos, disse que sempre traz seus alunos para participar dos eventos promovidos pela Unicentro para que eles possam ter contato, desde cedo, com as áreas de atuação do profissional da área. Esse ano, eles acompanharam a palestra sobre Química Forense, ministrada por Eduardo Cabrera, que trabalha para a Polícia Científica do Estado do Paraná. “Eles tem bastante interesse nesse assunto. E na palestra tem muita coisa que foi falado da Química em si. Então, para eles surge bastante efeito. E já é uma área que abre as portas para eles virem para a universidade cursar química também”, avaliou a professora.

Simquia também teve espaço para a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos graduandos (Foto: Coorc)

Meizlenny Ribeiro é aluna do terceiro ano do curso técnico do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e, para ela, a palestra foi uma motivação para futuramente pleitear uma vaga no curso de Química. “A palestra foi uma inspiração. Ele foi bem divertido e explicou muito bem tudo o que eu queria perguntar. Eu estava em dúvida entre as faculdades que eu iria fazer, aí com ele eu tive mais certeza que quero prosseguir nessa área”.
Para Eduardo Cabrera essa aproximação da Universidade com os profissionais que já atuam no mercado de trabalho é muito importante, já que geram interesse e abrem possibilidades para os alunos. “Eu cheguei na área forense por conta de uma palestra dessa na minha graduação. Eu me decidi tornar o profissional que eu sou hoje por conta daquela palestra”.
A professora Maria Lurdes Felsner acredita que atividades como essas acrescentam na formação acadêmica do aluno, já que abrem novas possibilidades de aprendizado. “A importância desse evento é para os alunos perceberem que, além da sala de aula, existe também a possibilidade de se desenvolver novas técnicas, novos processos, contribuir para a melhoria da qualidade de vida através da aplicação dos conceitos químicos que eles veem em sala de aula”.