Festival Universitário da Canção termina com premiação dos ganhadores

Três noites de casa cheia, com muita diversidade e qualidade musical. Assim foi a edição 2016 do Festival Universitário da Canção, que chegou ao fim nesta sexta-feira (23), no campus Santa Cruz da Unicentro. Subiram ao palco ao Auditório Francisco Contini os vinte melhores candidatos de cada categoria.

Larissa Rüncos foi uma das finalistas em Interpretação. Estreante no Fuca, a candidata afirma que foi uma surpresa estar entre os dez melhores da sua categoria. “Eu nunca imaginei que eu iria passar e estou bem feliz. Estou me divertindo e estar entre os dez melhores pra mim é só alegria”, vibra a finalista.

Danielle Baldisera, campeã na Categoria Interpretação (Foto: Coorc)

O público gostou do que viu e, principalmente, do que ouviu. A secretária Antônia Oliveira compareceu nas três noites de apresentação. “Aqui em Guarapuava a gente não tem muitas atividades culturais. Então, eu acho que um evento como o Fuca é muito legal. Eu estou gostando da qualidade das apresentações. É uma noite boa para curtir com os amigos e com a família”.

Bruno Almeida de Oliveira foi um dos classificados para a fase final com a Composição Reencontro. Participando pela primeira vez do Festival, ele levou o terceiro lugar e conta que participar do Fuca foi uma experiência única. “Participar de um Festival de música como esse é um aprendizado. A gente aprende a ser humilde, aprende que não é melhor do que ninguém, porque se pudesse juntar todos os valores musicais que se apresentaram aqui a gente teria uma obra fantástica e maravilhosa”.

O segundo lugar da categoria ficou com o estreante Roberto Küster, que compôs a música When The Sky Fall Apart. “É uma alegria total ver que o público gostou da minha música. Eu fico muito feliz com isso porque isso significa que o meu trabalho está sendo reconhecido”.

A campeã na categoria Composição foi Letícia Carvalho (Foto: Coorc)

Quem levou o prêmio da categoria Composição foi Letícia Carvalho com a música Ventovarre. Ela, que ganhou na categoria Interpretação no ano passado, se emocionou ao falar sobre a vitória com uma composição própria. “Eu quero que mais ‘minas’ sintam isso, que mais ‘minas’ possam acreditar nas suas palavras. Porque como artista, como música, a gente tem uma dificuldade imensa para conseguir espaço no cenário musical, a gente é convidada sempre para estar no apoio. Então, ganhar hoje com uma composição minha foi muito especial, muito especial mesmo”.

Já na categoria interpretação quem levou o troféu para casa foi a veterana do Fuca Danielle Baldissera, que interpretou a música Tempo de Amor, de Baden Powell. “Eu estava bem mais tranquila que no ano passado. Então, foi muito bom e a música traz muito sentimento. Eu gostei muito de me apresentar”.

Hellen Priscila Cruz levou o segundo lugar na categoria interpretando a música Foi Assim, de Wanderlea, e ficou surpresa com o resultado. “Eu já estava indo embora, porque eu participei várias vezes do Fuca mas nunca ganhei. Então, eu estou muito feliz”. O terceiro lugar na categoria Interpretação ficou com Jefferson Porciuncula.
Já o Troféu da Plateia foi para a banda A República, na categoria Composição, e para Wyllian e Emilene, na Interpretação.

A sexta edição do Festival Universitário da Canção chegou ao fim, mas as apresentações estão disponíveis na integra no canal do Fuca no Youtube.

O evento conta com patrocínio da Caminhos do Paraná, do Superpão e da Caixa Econômica Federal.