Público lota Auditório Francisco Contini na primeira noite de audições do Fuca 2016

Sucesso de público! O Festival Universitário da Canção começou ontem (21) com casa cheia. O Auditório Francisco Contini, que fica no campus Santa Cruz da Unicentro, estava lotado no primeiro dia de etapa classificatória do Fuca 2016. A dona de casa Eliane Busmayer, que acompanha o festival desde a sua primeira edição, realizada em 2011, gostou do que viu e, principalmente, ouviu. “Está maravilhoso! Está muito bom, muito bom”.

Apresentações intercalaram concorrentes das categorias Interpretação e Composição (Foto: Coorc)

Assim como nos anos anteriores, são vinte apresentações por noite, dez de cada categoria, intercalando um candidato da Interpretação com outro da Composição. O primeiro a se apresentar foi o Fabio Correa dos Santos. “Eu escolhi a música ‘I don´t wanna miss a thing’, que foi um desafio pra mim”, contou. Quem também concorre categoria Interpretação é a Karla Zaluski – uma veterana de Fuca, tendo participado das seis edições. “A gente sempre espera ganhar, mas sabe que a disputa é bem acirrada e que os concorrentes são muito bons. É essencial dar o melhor que temos e a diversão é o que conta também”, destacou. Já o Emerson Gomes, que está participando do Festival pela primeira vez, está concorrendo em Composição com a música ‘Puro Amor’, escrita especialmente para o Fuca. “A música fala um pouquinho da minha historia com a minha esposa. Então, é uma música que fala de amor”, explicou.

Subiram ao palco do Auditório Francisco Contini, veteranos de Fuca e músicos que se apresentam pela primeira vez (Foto: Coorc)

Destaque de todas as edição do Festival Universitário da Canção, a Banda Fuca, mais uma vez, deu um show ao acompanhar os músicos concorrentes na categoria Interpretação. “Todo ano é um novo e diferente desafio. A gente nunca sabe quem são candidatos, quais são as música. Mas, no final, a gente sempre tem a sensação de dever cumprido. Mas é sempre um desafio muito grande”, ressalta o tecladista da banda, Fagner Busmayer.
Se a plateia estava animada no início da noite, a empolgação aumentou conforme os candidatos iam subindo ao palco e mostrando suas qualidades vocais, de arranjo e composição. “No ano passado eu assisti a algumas apresentações. Gostei. Por isso, nesse ano, quis reservar mais tempo para poder assistir”, contou o estudante de História, Gerhard Richard.

Fase classificatória tem continuidade nessa sexta, a partir das 19h (Foto: Coorc)

Quem também acompanhou a primeira noite do Fuca, e na primeira fila, foi o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “Esse ano, nós tivemos que fazer um esforço adicional para realizar o Festival Universitário da Canção. Temos a crise que afeta a todos e afeta a universidade também. Mas, ainda assim, nós conseguimos manter a realização do Fuca porque queremos transformá-lo em um grande festival de música universitário, que seja conhecido e reconhecido em todo território nacional”.

As apresentações do Festival Universitário da Canção continuam nesta quinta-feira (22). Outros vinte candidatos devem se apresentar a partir das 19 horas. E ao final das audições de hoje, serão conhecidos os finalistas dessa sexta edição, que voltam a se apresentar amanhã (23), na final do Fuca 2016.

O evento conta com patrocínio da Caminhos do Paraná, do Superpão e da Caixa Econômica Federal.