Aprimoramento da voz e da técnica vocal são temas de oficina para professores da Unicentro

oficina-arteO Programa Entredocentes da Unicentro está promovendo a oficina “Aprimoramento da Voz e da Comunicação do professor universitário”. São 25 vagas para docentes da instituição e as inscrições podem ser feitas até o dia 25, através do site eventos.unicentro.br/aprimoramentodavoz2016. Os encontros terão início no dia 26, segunda-feira, e também serão realizados nos dias 10 de outubro e 11 de novembro, no Bloco do PDE, do campus Irati.
As atividades serão ministradas pela professora do Departamento de Fonoaudiologia, Ana Paula Dassie Leite, que explica que o objetivo é unir os aspectos de voz, fala e comunicação para aprimorar a atuação do professor em sala de aula. “A oficina será mais voltada para os aspectos de voz, de saúde, como manter uma voz saudável na atividade profissional. E além disso vamos falar de alguns recursos que podem ser utilizados pelo professor, também com a voz, para fazer com que a comunicação dele em sala de aula seja mais efetiva”, complementa.
Ana Paula lembra que além da comunicação, a oficina também vai trabalhar com aspectos de prevenção para a garantia da saúde da voz. Principalmente, das disfonias ocupacionais, que são aquelas relacionadas ao trabalho. Segundo a professora, atualmente o número de professores afastados por problemas de voz é muito grande, e quando não estão afastados, muitos trabalham adoecidos.

A professora Ana Paula Dassiê Leite, do Departamento de Fonoaudiologia, é a responsável pela Oficina (Foto: Coorc)

“Um professor que tem alguma dificuldade de voz não vai ter o mesmo desempenho de outro que tem a voz saudável. Pensando na projeção da voz, na possibilidade de envolver os alunos na sala de aula. Neste ponto entra a questão de saúde e o professor pode passar a não ter uma atuação adequada por conta de uma disfonia, por exemplo, ocupacional”, destaca.
A professora ressalta que existem algumas características da comunicação do professor que fazem muitas vezes com que o aluno se disperse do conteúdo. Ou seja, o estudante não presta atenção ao que ele está falando, e sim, na forma como ele fala. Segundo Ana Paula, são aspectos como modulação e articulação, mas também os vícios de linguagem. “Quantos professores que a gente conta quantos ‘nés’ falam ao longo da aula, quantos ‘ahns’, ‘tás’, e isso é do aluno mesmo, ele tem uma tendência a se dispersar. Quanto mais ruído de comunicação esse professor tiver maior vai ser a chance do aluno se dispersar”.
Na oficina, também serão apresentados recursos que podem ser utilizados pelo professor para que ele torne a sua comunicação mais atraente em sala de aula. “Nós sabemos que os professores são pesquisadores, fazem apresentações, cursos externos, então as atividades que forem trabalhadas aqui poderão ser utilizadas pelos professores em todos os ambientes comunicativos que eles estiverem”, conclui Ana Paula.