No primeiro dia de provas, candidatos resolvem questões objetivas e redação

No primeiro dia, candidatos responderam questões objetivas e escreveram a redação.

Neste domingo (18), teve início o Vestibular 2017 da Unicentro em sete cidades do Paraná: Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

Por volta das 14 horas, em todos os locais de provas, fecharam-se os portões para, logo após, os candidatos darem início a primeira prova do processo seletivo, composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Além das questões objetivas, os aspirantes às 886 vagas na Unicentro tiveram que escrever uma redação sobre um dos três temas propostos na prova, com clareza e sem divagações.

Entre os temas apresentados na avaliação estão assuntos variados e contemporâneos. O primeiro tema abordou dois fragmentos de textos intitulados “Por que o brasileiro lê pouco?”, que apresentavam dados da Unesco e as possíveis causas de o povo brasileiro não ser leitor assíduo. Caso tivesse escolhido esse tema, o candidato teria que redigir um artigo de opinião, respondendo ao questionamento que intitula os dois textos, mostrando a importância da leitura como meio de aprimorar o vocabulário, dinamizar o raciocínio e a interpretação e adquirir cultura.

A temática seguinte tratou do termo “desenvolvimento sustentável”, usado exaustivamente em discursos governamentais e institucionais. Ao mesmo tempo em que esse termo é muito reproduzido, o conteúdo desse discurso acaba sendo meio disperso.

O candidato que escolhesse o tema teria que elaborar um texto argumentativo defendendo a lógica das sociedades sustentáveis, considerando-se “a necessidade de se manter a diversidade ecológica, social e cultural dos povos, das culturas e modos de vida”, em função, sobretudo, da paz que deve existir entre os seres humanos.

Por fim, a terceira opção de tema se refere à solidariedade. Um poema de Murilo Mendes, intitulado “Solidariedade”, e uma imagem com a frase “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana” foram apresentados para a reflexão dos candidatos.

Ao escolher esse tema, o vestibulando deveria escrever um texto, na forma de prosa que julgasse conveniente, discorrendo sobre a importância da solidariedade como instrumento de socialização e inclusão das camadas mais carentes, dando-lhes oportunidades de uma vida mais digna.

Amanhã (19), dando continuidade ao processo seletivo, será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, composto por questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.

No Vestibular 2017, a Unicentro oferta 886 vagas em 38 cursos de graduação. Confira as fotos do primeiro dia de provas no Banco de Imagens da Unicentro.