Unicentro é uma das 45 instituições citada em Guia dos Cursos Universitários em Inglês no Brasil

Unicentro é uma das 45 universidade presente no Faubai/British Council

A Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e o British Council apresentaram, nesse mês de agosto, a primeira versão do Guia dos Cursos Universitários em Inglês no Brasil. O lançamento foi realizado, em Brasília, durante um almoço promovido pela Embaixada do Reino Unido, na residência oficial do diplomata. O reitor da Unicentro participou da reunião na condição de presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Segundo o diretor de Relações Internacionais da Unicentro, professor Claudio Melo, “a ideia partir da Faubai, com o intuito de fomentar a mobilidade de estudantes do exterior para o Brasil. Ou seja, mobilidade in, de fora pra dentro. A proposta, então, foi fazer o levantamento de todos os cursos que são ministrados em inglês em instituições brasileiras, tanto de graduação, como de pós-graduação. O resultado do trabalho foi compilado num Guia que vai ser distribuído pelo British Council”.
O Guia tem como objetivo, dessa maneira, impulsionar o intercâmbio acadêmico, com as universidades do país atraindo estudantes do exterior, não apenas os de língua inglesa. Afinal, como aponta Claudio, “o Brasil tem uma grande dificuldade, uma grande lacuna para atrair estudantes de outros países, que é o problema do idioma. Nós somos monolíngues. Então, a proposta do Faibaui é mostrar que é possível sim estudar aqui em outro idioma que não o português”.

O Guia dedica x páginas para a Unicentro

O Guia dedica 5 páginas para a Unicentro

Para a elaboração do catálogo, a Faubai entrou em contato com instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Aquelas que responderam ao questionário enviado pela Associação e apontaram a oferta de aulas em língua inglesa estão contempladas no documento. No total, o Guia traz 45 universidades brasileiras – cinco localizadas na região nordeste, duas no centro-oeste, 21 no sudeste e 17 no sul. A Unicentro é uma das instituições que respondeu ao levantamento da Faubai e, assim, foi contemplada pelo Guia. As informações sobre a instituição estão presentes entre as páginas 154 e 158 do catálogo, que lista 19 cursos/disciplinas ofertados em língua inglesa.