Inscrições para o Festival Universitário da Canção 2016 terminam nessa quinta-feira

Soltar a voz e com notas afinadas agradar ao público e aos jurados. Esse é o objetivo dos participantes do Festival Universitário da Canção, o Fuca, que em 2016 chega a sua sexta edição. “Nosso objetivo com o Festival é revelar artistas, dar espaço para nossa comunidade mostrar seus talentos. Além disso, ele é uma opção cultural para a cidade, não só para quem canta, para quem é músico, mas também para quem quer e gosta de assistir”, explica o diretor administrativo da Unicentro, Danny Jessé Nascimento.

Caio Miotti, um dos concorrentes da categoria Composição no Fuca 2015 (Foto: Coorc)

Muitos intérpretes e compositores já passaram pelo palco do Fuca ao longo desses seis anos. O João Marcos Kinseler, por exemplo, vai tentar se apresentar pela segunda vez. Na oportunidade anterior, ele acabou ficando na etapa classificatória, mas guardou consigo o carinho do público. “Eu cantei uma vez, foi uma experiência bem única. A galera é muito participativa e a experiência foi bem boa. Eu não pensei que teria um carinho tão grande do público. Eu gostei de mandar um som lá, foi muito legal”.

Os interessados podem participar em duas categorias: a interpretação, voltada para a comunidade acadêmica; e a composição, em que qualquer pessoa, de todo o Brasil, pode participar. “A categoria composição nós abrimos, desde o ano passado, para toda a sociedade. Qualquer músico do nosso país pode participar. A única exigência é que a música seja inédita”, complementou Nascimento.

Felipe Meliticz começou a se apresentar ainda criança e, agora, quer cantar pela primeira vez no Fuca. Inscrito na categoria composição, ele vai concorrer com uma música que é resultado de uma brincadeira com alguns amigos. “Nós estávamos em casa, numa batalha de rap, e assim surgiu um pedacinho da letra que foi o início do refrão. No outro, nós terminamos o refrão juntos, e no final, deu a música que vamos apresentar no Fuca”.

Para concorrer, os candidatos devem enviar um áudio com a canção até o dia 25 de agosto. Dos finalistas, os cinco primeiros lugares de cada categoria vão levar para casa troféus. Os três primeiros ganham prêmios em dinheiro de 2 mil, mil e 500 reais, respectivamente. Um prêmio extra também será dado para os preferidos da plateia. Segundo Danny Nascimento, o festival é um dos pontos de aproximação entre a universidade e a comunidade.

As inscrições para o Festival Universitário da Canção vão até a próxima quinta-feira (25). Serão selecionados vinte candidatos de cada categoria. A fase classificatória será nos dias 21 e 22 de setembro, e a grande final no dia 23.

Veja o vídeo da composição ganhadora do Fuca 2015 – Mais além de Renan Martins:

O evento conta com patrocínio da Caminhos do Paraná, do Superpão e da Caixa Econômica Federal.