Seti está com edital aberto para seleção de projetos para o Universidade Sem Fronteiras

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicentro abriu edital para seleção interna das propostas de projetos de extensão a serem enviados para o programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). A pré-avaliação, segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos, é necessária já que a Unicentro, como universidade conveniada ao programa, pode enviar, ao todo, 34 propostas.
semfronteiras1Por isso, todos os projetos inscritos por professores da Unicentro passarão por uma seleção feita por uma comissão especial da Proec. Os critérios adotados serão os mesmos estabelecidos pelo edital do Sem Fronteiras. Para Elaine, é fundamental que os professores que vão apresentar propostas atentem para as especificidades estabelecidas no edital publicado pela Seti. “O projeto deve atender, prioritariamente, os bolsões de pobreza, deve ter uma contribuição social e se destacar seja pela participação do estudante ou da comunidade. São vários requisitos e é importante que o proponente inscreva um projeto amarrando e contemplando todos eles”.
Os projetos devem estar ligados a uma das linhas contempladas pelos cinco subprogramas estabelecidos – Promoção à Saúde; Agricultura Familiar e Agroecologia; Educação; Inclusão e Direitos Sociais; Inovação e Diversidade Cultural. De acordo com Elaine, o Sem Fronteiras é essencial na inserção das comunidades mais distantes nas universidades. “Boa parte da verticalização da extensão está pautada no Universidade Sem Fronteiras, porque atingiu comunidades mais distantes, possibilitou vários professores participarem da extensão, conhecer o trabalho da extensão, como sendo um trabalho de extrema importância para a formação do estudantes”.
O edital do Universidade Sem Fronteiras 2016 prevê a concessão de bolsas para professores, recém-graduados e graduandos e, também, um repasse de recursos para custeio e/ou capital. O prazo para a inscrição de projetos para a seleção interna vai até o dia 31 de julho.