Pesquisa sobre tabagismo entre adolescentes desenvolvida por professora da Unicentro é apresentada em Portugal

A pesquisa sobre as relações entre tabagismo e depressão entre adolescentes e jovens foi apresentada em Coimbra (Foto: Arquivo Pessoal)

A Unicentro tem se destacado pelo trabalho de qualidade que é realizado dentro da instituição e levado para além das salas de aula. Prova disso é que, mais uma vez, uma pesquisa desenvolvida na universidade foi apresentado em um congresso internacional. O artigo “Fatores de risco entre adolescentes tabagistas: uma revisão sistemática e meta-análise”, de autoria da professora Fátima Martinez Slomp, do Departamento de Enfermagem, foi apresentado no 5º Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de Países de Língua Oficialmente Portuguesa, realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal. “O artigo é resultado de investigações do tabagismo entre adolescentes, jovens e crianças”, explicou a professora.
O texto apresentado em Coimbra é um desdobramento da tese de doutorado desenvolvida pela professora Fátima e contou com a participação de outros dois autores. O objetivo da pesquisa é identificar a relação entre o tabagismo e a depressão em adolescentes. “O trabalho está sendo desenvolvido há mais de quatro anos. Eu trabalhei com 1.300 jovens, de 82 escolas municipais, estaduais e particulares de Guarapuava, aplicando sete questionários que foram usados para perceber a questão do jovem depressivo e fumante e o que o está levando a fumar. Nós investigamos todos os fatores envolvidos para o jovem fumar”, contou. A pesquisa evidenciou a necessidade de mobilização das redes de atenção à saúde e do desenvolvimento de políticas públicas preventivas nas escolas e na comunidade. Em breve, esses resultados devem ser apresentados para as escolas participantes.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, onde o trabalho foi apresentado, é referência em qualidade e inovação, com reconhecimento no sistema de saúde e na formação de profissionais da enfermagem. Por isso, para a professora Fátima, ter levado a pesquisa desenvolvida na Unicentro para uma universidade de renome na área, é motivo de alegria e orgulho. “Eu sempre tive essa ideia de contribuir com alguma coisa que a gente pesquisou e levar para fora, para mostrar que nós temos capacidade. Temos aqui uma força institucional muito grande e é um carinho também, por representar a instituição. Eu achei que foi uma experiência muito boa”.