Além das paisagens, mostra fotográfica Perspectivas Geográficas retrata os sujeitos

A mostra fotográfica Perspectivas Geográficas segue aberta para visitação até 15 de julho (Foto: Emanuel Mikowski)

Entrar na universidade e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. É isso o que tem buscado Samira Fanti desde que ingressou no ensino superior. Aluna do curso de Geografia da Unicentro, ela decidiu começar a fotografar o que via durante as saídas de campo propostas pelos professores de muitas disciplinas.
Com o passar do tempo, o acervo da estudante foi crescendo e, em conversas com os colegas do Programa de Educação Tutorial (PET) surgiu a ideia de expor as imagens. “Nós achamos que seria interessante trazer isso para a comunidade, porque afinal de contas, é algo que nós desenvolvemos dentro do programa e pelo programa”.
No PET, Samira pode aperfeiçoar a técnica, a partir de oficinas sobre fotografia. Já a essência, o conteúdo das imagens permanecem com ela. “Nós pensamos muita coisa e quando entramos na universidade tem muita coisa que já conhecemos, mas não conseguimos organizar essas ideias e fazer com que elas façam sentido. São coisas minhas que eu já trago comigo, mas que com a graduação da Geografia eu pude organizar essas ideias”, comenta.

O social (Foto: Emanuel Mikowski)

O olhar de Samira volta-se, prioritariamente, para o contexto social (Foto: Emanuel Mikowski)

Quem visitar a mostra Perspectivas Geográficas vai se surpreender com as imagens em exposição, pois, além das paisagens locais, as fotografias expressam também o contexto social da população de cada um deles. “Especificamente, as da Lapa mostram uma coisa mais de arquitetura, mais de técnica de fotografia mesmo. As outras já tem mais um cunho geográfico social. Eu procurei mais essa parte de questões sociais e problemas, por exemplo, com relação ao lixo, a inserção das pessoas, dos sujeitos na sociedade. Eu queria registar essas situações”.
Maior incentivador de Samira, o professor Clayton da Silva revela a importância das fotografias em exposição. “Essa mostra tem algumas imagens que representam diferentes estados brasileiros – desde a arquitetura, passando pelos sujeitos sociais subalternos, que é uma questão que a gente também tem preocupação de entender, que é essa visão das perspectivas dos grupos menos favorecidos”, destaca.

Fotografias são resultado de atividades desenvolvidas no âmbito do PET Geografia (Foto: Emanuel Mikowski)

A exposição Perspectivas Geográficas pode ser conferida até o dia 15 de julho, no hall de exposições da Proec, que fica no campus Santa Cruz.

Assista também a reportagem audiovisual sobre a mostra fotográfica Perspectivas Geográficas no YouTube. Nosso canal é o Unicentro WebTV. Link para a matéria: https://www.youtube.com/watch?v=GMu7AyGcW6c