Bom Negócio Paraná e Unicentro formam mais empreendedores em Guarapuava

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, entrega certificado de conclusão para uma das participantes do Programa Bom Negócio Paraná (Foto: Vanessa Barbosa)

O programa Bom Negócio Paraná é um projeto do governo do estado realizado em parceria com as universidades estaduais e com as prefeituras. Na Unicentro, 61 alunos das 8. e 9. turmas presenciais de Guarapuava receberam os certificados na última semana. Agora, segundo o coordenador do programa na nossa universidade, professor Jeferson Lozeckyi, eles estão aptos a desenvolverem o próprio empreendimento. “O programa oferece um curso de capacitação para os empreendedores – micro, pequeno, macro e até quem pretende ser empreendedor”.
Um dos recém-certificados, Neuton Manoel Carvalhero trabalha com autoelétrica há dez anos. No curso, ele aprendeu noções de administração de microempresas. Mesmo tendo fechado seu negócio por conta de dificuldades financeiras, Neuton veio buscar aqui conhecimento e motivação para começar de novo. “No momento eu não estou investindo na empresa, porque eu tive alguns problemas. Mais tarde, quando eu montar minha empresa novamente, com certeza vou coloca em prática e vou aproveitar quase que 100% do que aprendi no curso”.
Jeferson Lozeckyi

Jeferson Lozeckyi, coordenador do programa na Unicentro (foto: Vanessa Barbosa)

Quem faz o curso, além de todo o conhecimento adquirido, ganha também a oportunidade de fazer empréstimos como microempreendedor com juros mais baixos. Foi isso o que o Ivanildo Machado Júnior veio procurar.”Quem faz o curso tem um desconto maior, é por isso que eu vim procurar. Não me arrependo de ter feito”.
Ao participar do programa e fazer o curso, moradores das cidades da região, que são também microempreendedores, levam crescimento para os municípios onde vivem. Segundo Sandro Abdanur, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Guarapuava, são os próprios alunos os maiores responsáveis pela excelência do programa. “A propaganda do Bom Negócio é uma pessoa que faz e vai contar para a outra. É realmente quem faz o programa, ele convida outras pessoas e mostra que é realmente eficiente e com qualidade. É mais uma parceria de sucesso entre a prefeitura municipal e a Unicentro”.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Guarapuava, Sandro Abdanur também participou da formatura (Foto: Vanessa Barbosa)

Para a Unicentro, de acordo com o reitor Aldo Nelson Bona, o programa significa uma forma a mais da universidade servir a quem mais necessita: a comunidade. “Trouxe a experiência e a vivência de um bom número de pessoas, de empreendedores, que trazem o sonho de realização pessoal, a partir de um ramo de atividade profissional, e que buscam a formação neste programa. Esta vivência, este sonho, sem dúvida nenhuma, contribui também para que a universidade possa cumprir sua missão de estar cada vez mais presente na comunidade e realizar a sua função de contrubuir com o desenvolvimento humano e o desenvolvimento da região”.
Quem quer profissionalizar a gestão da própria empresa ou quer montar um negócio e ainda não participou do curso promovido pelo Programa Bom Negócio Paraná tem mais uma chance. Ou melhor, quatro. Isso porque a Unicentro está com inscrições abertas para turmas presenciais nas cidades de Guarapuava, Manoel Ribas, Nova Tebas e Pinhão. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do programa pelo telefone (42) 3621-1338 ou pelo email bomnegocio_gpuava@gmail.com.