Abertas as inscrições para o III Congresso de Agrárias e Ambientais

congressoagrarias1O Congresso de Agrárias e Ambientais, que teve seu início no ano de 2012 com a temática “Sustentabilidade e sociedade do conhecimento”, esse ano, chega a sua terceira edição. O tema norteador será “Saúde, Ambiente, Produção: conflitos e desafios contemporâneos” e as atividades, organizadas pelo Setor de Ciências Agrárias e Ambientais (SEAA), abrangerão os quatro cursos ligados à área: Agronomia, Ciências Biológicas, Geografia e Medicina Veterinária.
A programação do congresso, que será realizado entre os dias 24 e 29 de outubro, no campus Cedeteg, conta com minicursos, palestras, mesas redondas, mostra dos programas trabalhados nos cursos, como o PIBID. Para o coordenador do evento, professor Jorge Luiz Favaro, será uma grande oportunidade para dar visibilidade à produção dos alunos. “A apresentação de trabalhos é o ponto alto do Congresso porque, muitas vezes, a pessoa não tem condições de viajar para um evento em outras cidades, assim tanto os alunos de graduação e pós-graduação que fazem pesquisa e extensão, poderão publicar e apresentar seus trabalhos aqui mesmo na cidade”.
Nos decorrer dos seis dias do III Congresso de Agrárias e Ambientais, os pesquisadores das áreas abrangidas terão contato e interação com integrantes de movimentos sociais, associações de produtores, agricultores familiares e secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura, para que possam discutir possíveis ações e projetos conjuntos.
“É um projeto que tem um cunho bastante extensionista de relacionamento com a comunidade. Na programação são vários momentos para contribuir com isso, como o colóquio onde pretende-se trazer as produções dos agricultores feitas na universidade, que geralmente são pouco divulgados”, explica Jorge Luiz Favaro.
O evento, realizado em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura de Guarapuava, pretende mobilizar os alunos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Geografia e Medicina Veterinária, estudantes de pós-graduação, professores universitários e professores da rede básica de ensino, e também, agricultores da região.
Os alunos podem inscrever seus trabalhos nas categorias de resumo simples e trabalho completo. O período de envio vai até o dia 15 de agosto. Já as inscrições para participação poderão ser feitas até dia 20 de outubro. Para consultar valores das taxas de inscrição para cada categoria e obter mais informações sobre a programação do evento acesse o link http://eventos.unicentro.br/conseaag2016/.