Encontro Multicultural reúne alunos dos cursos de línguas da Unicentro

Entre as apresentações, relatos de experiência, música e dança (Foto: Coorc)

Uma noite com apresentações em diversas línguas. A sinfonia de idiomas fez parte de mais um Encontro Multicultural. Realizado pelo Promul, que é o Programa Multicultural de Línguas da Unicentro, a intenção, segundo Mônica Vulczak Alessi, que é secretária do programa, foi promover a interação entre as turmas. “Todos os anos nós promovemos a noite multicultural com o objetivo de fazer essa interação entre os vários idiomas e as turmas. Assim, é o encontro de todos os idiomas e todo mundo fica sabendo o que está acontecendo na turma do outro”.
Seja qual for o idioma de interesse, aprendê-lo vai além da língua em si. É preciso mergulhar nos costumes e na cultura local. Oportunizar isso aos alunos é o objetivo dos encontros multiculturais – essa foi a terceira edição.
“O encontro está divulgando as culturas, porque aprender uma língua estrangeira não é unicamente conhecer um idioma. Abrindo as portas para a comunidade externa, a gente está fazendo nosso papel enquanto universidade de buscar promover a transformação da sociedade”, afirmou a professora Paula Chuproski Saldan, diretora de extensão da Unicentro.
A importância dessa troca de conhecimento entre as turmas é reconhecida pelos alunos. Estudante do primeiro módulo do curso de alemão, Edmar Lippmann veio não só demonstrar o que já aprendeu, mas também divulgar a cultura que estuda. “Nós estamos nos preparando para fazer a apresentação hoje, o que é uma forma de colocarmos em prática tudo o que aprendemos em sala de aula. Nós estamos tentando divulgar para que, cada vez mais, as pessoas conheçam esse tipo de cultura e a língua alemã”.

Essa foi a terceira edição do Encontro Multicultural (Foto: Coorc)

O conteúdo das apresentações é uma representação do que foi trabalhado em sala de aula. Os alunos da professora de inglês Mabiana Camargo, por exemplo, mostraram ao público a canção What a Wonderful World. “Essa música foi trabalhada em sala de aula, foi conteúdo da disciplina e, aí, nós resolvemos trabalhar ela aqui também. Nós estudamos a letra da música, tentamos ver o contexto de quando surgiu, e agora eles vão ter o contato com os outros alunos e as outras línguas”, explicou.
Para os alunos ficou o conhecimento sobre as múltiplas culturas apresentadas e, para a Unicentro, de acordo com a professora Elaine Maria dos Santos, pró-reitora de Extensão e Cultura, a oportunidade de oferecer sempre o melhor para os alunos e para a comunidade. “Para a pró-reitoria esse é um dos programas de grande envergadura, e a cada ano é um desafio novo. Nós estamos sempre implementando novos projetos, justamente para poder contribuir com o que a sociedade espera e também com a nossa comunidade interna”.